Tipos de Cirurgias Plásticas na Barriga

Marcações em paciente antes da realização de uma cirurgia plástica na barriga

As cirurgias plásticas na barriga são alguns dos procedimentos mais procurados por quem deseja uma silhueta mais definida. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as cirurgias plásticas no abdômen aparecem no segundo e terceiro lugar das mais realizadas em 2018.

Um dos motivos que podem justificar a procura pelas cirurgias plásticas na barriga é o fato da região abdominal estar no campo de visão do indivíduo. Ou seja: se o excesso de gordura e de pele na barriga incomoda a pessoa, ela vai se deparar com esse desconforto diariamente, impactando na autoestima e na sociabilidade.

Considerando que existem várias cirurgias plásticas voltadas para região abdominal, é preciso que o paciente avalie com um cirurgião plástico qual a técnica é a mais adequada para o caso. Confira abaixo quais são os tipos de cirurgia plástica na barriga mais utilizadas atualmente com informações cedidas pelo Dr. Alexandre Senra, membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

Quais são as técnicas de cirurgias plásticas na barriga?

É possível destacar quatro técnicas como sendo os principais tipos de cirurgias plásticas na barriga. Saiba mais detalhes sobre cada uma:

Lipoaspiração tradicional

Trata-se de um dos procedimentos estéticos mais procurados por homens e mulheres que pretendem melhorar o contorno corporal. A lipoaspiração tradicional é um dos tipos de cirurgias plásticas na região abdominal indicado para os casos de acúmulo de gordura em pacientes com bom tônus muscular e uma taxa de gordura que seja, em média, 30% superior ao peso ideal.

A cirurgia é realizada entre 45 minutos e 3 horas dependendo da complexidade do caso. O paciente é anestesiado para o procedimento e são realizadas pequenas incisões na região abdominal. Uma cânula é introduzida por meio dessas incisões para que os depósitos de gordura sejam destruídos e as células gordurosas aspiradas.

Lipoaspiração a laser

Este método é um dos tipos mais modernos de cirurgias plásticas na barriga disponíveis atualmente. O laser é aplicado na região abdominal por meio de uma microcânula e sua energia rompe a membrana das células gordurosas para que o conteúdo oleoso seja aspirado. Caso a quantidade de gordura seja pequena é possível que o organismo absorva o conteúdo.

Um dos diferenciais da lipoaspiração a laser é a redução no trauma causado pela cirurgia, principalmente quando comparado à técnica tradicional. Também vale a pena citar a manutenção do resultado, que costuma ser maior que na técnica convencional.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia indicada nos casos de distensão abdominal causada por uma grande perda de peso ou após a gravidez, por exemplo. O procedimento é iniciado com uma incisão horizontal na parte inferior do abdômen e, em seguida, o tecido flácido é puxado em direção ao centro da região abdominal.

Este tipo de cirurgia plástica na barriga oferece firmeza à região abdominal, melhorando seu aspecto e contribuindo para uma silhueta mais harmoniosa. Os resultados ficam mais evidentes entre 12 a 18 meses após a cirurgia.

Mini abdominoplastia

O procedimento é bastante similar à abdominoplastia, no entanto, o que difere as cirurgias é quantidade de pele retirada. A mini abdominoplastia é um dos tipos de cirurgias plásticas na barriga que removem uma pequena quantidade de pele, sendo realizada na região suprapúbica (acima da área púbica).

Com uma duração que varia entre 1 a 3 horas, a cirurgia pode ser realizada em homens ou mulheres e não demandam o reposicionamento do umbigo como ocorre na abdominoplastia.

É importante ressaltar que as cirurgias plásticas na barriga são indicadas quando o acúmulo de gordura permanece mesmo com a realização regular de exercícios físicos. Sendo assim, para saber se o procedimento se enquadra no seu caso e qual técnica é a mais recomendada, é fundamental obter a avaliação de um cirurgião plástico. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).