Laserlipólise

A LASERLIPÓLISE ou Lipoaspiração a Laser com toda certeza é a grande novidade da área de cirurgia plástica nos últimos anos e vem sendo praticada pelo Dr. ALEXANDRE SENRA desde agosto de 2001, trazendo novas facilidades no tratamento das gorduras localizadas. O laser vem simplificar o procedimento como um todo, minimizando os efeitos traumáticos da cirurgia convencional e aumentando a segurança da lipoaspiração, que é a cirurgia estética mais realizada no mundo nos dias  de hoje. Evitando-se : a internação prolongada ( o procedimento requer a permanência em regime de DAY HOSPITAL , ou seja , com alta no mesmo dia ), a anestesia geral - adotada em muitos casos no procedimento tradicional e que no caso da Laserlipólise pode ser realizada somente com anestesia local ou peridural, e uma sedação assistida pelo anestesiologista  e consequentemente  oferecendo uma maior segurança, além de uma volta mais rápida do paciente à sua rotina normal.

Segundo Dr. ALEXANDRE SENRA, pioneiro na utilização da técnica em Minas Gerais e hoje realizando-a em São Paulo, um aspecto importante da LASERLIPÓLISE é que trata-se de um procedimento em regime  ambulatorial, que pode ser realizado no sistema Day Hospital, com muito mais conforto para o(a)  paciente, inclusive em relação aos inconvenientes pós-operatórios. 'A técnica é bastante refinada e há uma diminuição importante de incômodos como hematomas e edemas, muito comuns nos métodos tradicionais de modelação corporal cirúrgica', afirma.

A LASERLIPÓLISE incorpora uma tecnologia européia, a mais moderna no tratamento da gordura localizada, utilizada com sucesso desde 1997 na Itália, Alemanha e Argentina e Estados Unidos. No Brasil, as primeiras cirurgias do tipo foram realizadas em 2000 , no Rio Grande Sul, pelo cirurgião plástico  Alberto Goldman. Hoje, Dr. Alexandre Senra a realiza em São Paulo e em Minas Gerais. A técnica possui aprovação do respeitado e rigoroso FDA americano, da Comunidade Européia e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Procedimento

A anestesia mais utilizada é a local tumescente, por sensibilizar e tornar mais frágeis as células adiposas, podendo-se utilizar também o bloqueio anestésico peridural . A área a ser tratada fica, então, preparada para a radiação laser (transmitida por uma microcânula de 1 mm de diâmetro) romper a membrana dessas mesmas células e liberar seu conteúdo oleoso, que posteriormente é suavemente aspirado por finas cânulas , sem o trauma da lipoaspiração tradicional .

Quando em pouca quantidade, a gordura liberada pode ser absorvida pelo próprio organismo. Do contrário, sua remoção se faz por uma drenagem suave com finas cânulas, durante o procedimento que está sendo realizado , em áreas previamente anestesiadas.  Entre as inúmeras vantagens que a nova técnica traz para o paciente, se comparada com a lipoaspiração tradicional, está a perda mínima de sangue, já que o laser produz um efeito de coagulação dos pequenos vasos sanguíneos, tornando o processo mais seguro.

Saiba mais detalhes:

O que é LASERLIPÓLISE?

É uma nova técnica em modelação corporal. Utiliza um laser de última geração no tratamento da gordura localizada.

Como funciona?

A ação específica do laser rompe a membrana da célula gordurosa, que provoca o extravazando o seu conteúdo oleoso .Este óleo que é eliminado naturalmente pelo organismo, ou que pode ser suavemente aspirado por cânulas muito finas , provocando um trauma muito menor em relação à técnica convencional.

Que anestesia é utilizada?

Geralmente, utiliza-se anestesia local. Uma solução especial é aplicada na área tratada, sensibilizando-a para a ação do laser e possibilitando a dissolução da gordura. Dependendo da extensão da área a ser tratada, podemos optar  pela anestesia peridural. Geralmente nos valemos de uma sedação assistida pelo anestesiologista, de forma que o(a) paciente possa relaxar e dormir durante a realização da cirurgia, lhe proporcionando mais conforto .

Como é realizada a LASERLIPÓLISE?

Através de um pequeno orifício na pele, é introduzida uma delicada fibra ótica que conduz o laser até a célula gordurosa, liberando o conteúdo presente dentro da célula (um óleo nela contido). Esta microcânula é movimentada suavemente através do tecido adiposo e o laser guia (Hélio-Neon) pode ser visto por transiluminação (através da pele ).

Quais são as vantagens da LASERLIPÓLISE?

Pode ser realizada com anestesia local ou peridural, e possibilita a retirada de maior quantidade de gordura de maneira precisa e produz uma mínima perda sangüínea sendo, portanto, mais segura e proporciona consequentemente uma recuperação mais rápida.

Como é a recuperação?

Devido à ação seletiva do laser, a recuperação é rápida, com menos equimoses (roxos), hematomas e edema (inchaço). É um procedimento ambulatorial ( porém sempre o realizamos em caráter hospitalar , em bloco cirúrgico ), permitindo o retorno às atividades normais em pouco tempo.

Quem pode se beneficiar?

Pessoas de ambos o sexos e de qualquer idade podem realizar esta verdadeira escultura a laser, desde que apresentem boas condições de saúde. Apesar da LASERLIPÓLISE representar o mais moderno recurso em modelação corporal e poder ser associada a outras técnicas, o resultado irá variar segundo as características e limitações de cada caso.

É possível melhorar a celulite com este método?

O tipo de laser utilizado neste procedimento pode também ser útil na atenuação da celulite. Normalmente, opta-se pela associação de vários recursos para a obtenção de melhores resultados.

Quais são as características deste método ?

O tratamento com a LASERLIPÓLISE geralmente não requer internação nem anestesia geral, sendo um procedimento ambulatorial. A técnica é bastante refinada. Geralmente há poucos inconvenientes no período pós-operatório como hematomas (sinais roxos), edemas (inchaço), fatos muito comuns com os tradicionais métodos de modelação corporal cirúrgica. Normalmente há uma rápida recuperação, encurtando o período de convalescência. O retorno às atividades normais costuma se dar em poucos dias, de uma maneira progressiva. Apesar das características específicas deste método, ele não é isento de riscos, à semelhança de qualquer outro ato médico. Daí advem a importância de uma cuidadosa avaliação pré-operatória e de uma orientação criteriosa por parte do cirurgião.

Apesar de representar um avanço, a técnica não é um milagre, devendo ser indicada e utilizada com critério e bom senso e principalmente por um profissional treinado com a técnica de lipoaspiração a laser e o equipamento.

Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)
Author: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)
O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).