Lipoaspiração a Laser

A lipoaspiração a laser é considerada uma moderna técnica de remoção de gordura. Menos invasiva que a lipo tradicional, permite ao paciente sair do hospital no mesmo dia e recuperar-se de forma mais rápida após o procedimento.
O Dr. Alexandre Senra é um dos pioneiros da técnica de lipoaspiração a laser no país e garante que os resultados são mais eficazes do que a técnica tradicional, além de prover maior segurança ao paciente. Confira a seguir informações complementares da também denominada laserlipólise.
Lipoaspiração a laser, o que é?
A técnica de lipoaspiração a laser é a evolução da lipo tradicional e promove a quebra da célula de gordura localizada pela emissão de feixe de laser pela ponta de uma finíssima cânula. Esse laser faz com que o tecido adiposo fique em consistência oleosa para posterior aspiração desse conteúdo.
A sua maior eficácia deve-se ao fato desse feixe não provocar um grande trauma no tecido, como ocorre na lipo tradicional, onde ele é arrancado pela cânula de aspiração.
A técnica é devidamente autorizada pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e FDA (Agência Americana de Saúde) e segundo Dr. Alexandre Senra, promove maior segurança ao paciente submetido a técnica.
Como a lipoaspiração a laser é feita?
Em centro cirúrgico devidamente equipado, o cirurgião plástico demarca previamente as áreas que serão lipoaspiradas. A técnica de lipoaspiração a laser pode ser aplicada em diversos pontos do corpo, sendo eles:
- · Abdome;
- · Nos flancos;
- · Glúteos;
- · Costas;
- · Coxas (parte interna e externa);
- · Lateral das mamas;
- · Braços;
- · Papada.
Por se tratar de uma metodologia considerada minimamente invasiva, não é obrigatório que o paciente receba anestesia geral. É comumente usada a sedação com anestesia local, ou bloqueio anestésico peridural, sendo que o tempo de duração do procedimento não é superior a quatro horas, isso quando diversas áreas serão lipoaspiradas. Normalmente, a cirurgia é realizada em torno de uma hora.
A cirurgia é dividida em duas etapas. Na primeira etapa o cirurgião plástico fará a inserção de uma microcânula de 1 milímetro de diâmetro com a fibra do laser nos locais a serem tratados. Esse equipamento emitirá um laser e ao ser manuseado no tecido adiposo promoverá o rompimento das células gordurosas.
Como já mencionado, o tecido adiposo adquire consistência oleosa e é aspirado do corpo do paciente com o auxílio de uma cânula. O resíduo desta liquefação da gordura que as cânulas não conseguiram remover, o próprio organismo se encarrega de eliminar.
É possível, com o procedimento, remover de 5% até 7% da gordura corporal do paciente em segurança.
A quem a laserlipólise é indicada?
A laserlipólise é comumente indicada a pacientes que estão dentro de um peso tido como ideal, mas que apresentam locais com excesso de gordura. Mesmo treinando regularmente e alimentando-se de forma correta, não conseguem eliminar o excedente de gordura.
Homens e mulheres podem se beneficiar da técnica, bastando apenas que procurem por um cirurgião plástico devidamente capacitado em empregar a técnica e registrado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Vantagens da lipoaspiração a laser
Segundo o Dr. Alexandre Senra, a menor perda de sangue é uma das principais vantagens do paciente que é submetido a lipoaspiração a laser. O cirurgião explica que o laser tem efeito coagulador e, em contato com os pequenos vasos sanguíneos da região a ser tratada, impede o sangramento excessivo.
Outra grande vantagem da técnica mais moderna e menos invasiva é que é percebida uma grande diminuição de incômodos no pós-operatório, como o aparecimento de edemas e hematomas, devido ao trauma ser inferior do que a lipo tradicional. Isso faz com que o tempo de recuperação seja menor.
Tempo de recuperação após lipo a laser
Por ser um procedimento menos invasivo quando comparado a lipoaspiração tradicional, estima-se que em poucos dias o paciente possa retomar a rotina. Só a prática de exercícios pode ser limitada a 15 dias após a cirurgia plástica.
É indicado que o paciente use a cinta modeladora para que não ocorra flacidez no local em que a gordura foi removida. O paciente sai no mesmo dia do hospital, sendo que os cuidados em casa são simples.
Essas são apenas algumas informações acerca da lipoaspiração a laser. Entre em contato e agende uma consulta com um dos pioneiros da técnica do Brasil, Dr. Alexandre Senra.