A cirurgia plástica reparadora é um procedimento realizado para corrigir deformidades congênitas ou adquiridas no corpo do paciente. O objetivo da cirurgia é recuperar ou aprimorar o volume, a função e a forma da parte do corpo que causa desconforto ao indivíduo, deixando-a o mais próximo do natural possível.
O interesse pela cirurgia plástica reparadora está cada vez mais presente entre os brasileiros. Segundo o Censo 2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 39,7% dos procedimentos cirúrgicos realizados em 2018 eram reparadores.
É importante ressaltar que a indicação de um procedimento cirúrgico reparador é diferente de uma cirurgia plástica para fins estéticos, apesar de considerarmos que a cirurgia plástica em si é indissociável, ou seja, tem fins estéticos e reparadores em todos os seus procedimentos. Saiba mais sobre o assunto a seguir com informações cedidas pelo cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra.
Índice
Quando a cirurgia plástica reparadora é indicada?
A cirurgia plástica reparadora é indicada nos casos em que o paciente sofreu algum trauma, infecção ou foi submetido a um tratamento de tumor. As principais situações que levam à indicação do procedimento cirúrgico reparador são:
Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o número total de novos casos de câncer de mama em 2019 seja de 59.700. No decorrer do tratamento, a maioria dessas mulheres deverá se submeter à retirada parcial ou total das mamas.
Apesar de ser importante para o tratamento, a remoção das mamas impacta diretamente na autoestima da mulher. Por isso, a plástica reparadora é recomendada para reconstruir a mama retirada e trazer mais simetria para o busto da paciente.
Fissura labiopalatal
A fissura labiopalatal caracteriza-se por uma abertura ou descontinuidade das estruturas do palato e/ou do lábio, com extensão e localização variável dependendo do caso. A condição acontece por conta de uma malformação congênita e pode interferir na fala e na estrutura facial do paciente.
Conhecida popularmente como lábio leporino, a correção da fissura labiopalatal por meio da cirurgia plástica reparadora permite a restauração da função dos lábios e a melhoria da aparência do paciente.
Queimaduras
Neste caso, a indicação do procedimento cirúrgico reparador ocorre quando a queimadura é de segundo grau profundo ou de terceiro grau. Isso porque nesses tipos de lesão a pele não se reconstitui por completo, fazendo com que a tenha a elasticidade prejudicada.
O ideal é que a plástica reparadora seja realizada em média após um ano do incidente que causou as queimaduras. O objetivo do procedimento será recuperar as funções das áreas afetadas pelas lesões.
Cirurgia bariátrica
Um dos principais efeitos da cirurgia bariátrica é o excesso de pele acumulado nos braços, abdome e pernas, principalmente quando a perda de peso é muito expressiva. Por conta disso, esses pacientes recorrem à cirurgia plástica reparadora para remover a pele em excesso e remodelar o contorno corporal.
Lipoatrofia e lipohipertrofia facial
Os medicamentos utilizados no tratamento do vírus HIV provocam algumas alterações metabólicas que podem reverberar anatomicamente. Algumas das mudanças que o portador do vírus HIV pode notar é a perda (lipoatrofia) ou acúmulo (lipohipertrofia) da gordura corporal em locais como as mamas, abdome e membros inferiores e superiores.
Neste caso, a plástica reparadora é utilizada para corrigir essas alterações, proporcionando uma aparência mais natural para o paciente.
Lesões na pele
O procedimento cirúrgico reparador também pode ser utilizado para retirar sinais e pintas da pele para que eles não se tornem tumores malignos. Outra indicação é para os casos de câncer de pele, uma vez que a cirurgia reduz grande parte do trauma causado pela condição.
Como é realizada a cirurgia plástica reparadora?
A cirurgia escolhida para fazer a reparação dependerá da necessidade de cada caso. Alguns dos procedimentos que podem ser realizados são:
- Abdominoplastia;
- Cirurgia das mamas;
- Lipoaspiração.
Para que a plástica reparadora ofereça os resultados esperados é fundamental que o paciente siga as orientações pré e pós-operatórias passadas pelo cirurgião. Cada procedimento demandará do paciente cuidados específicos.
A cirurgia plástica reparadora vai além do benefício estético e permite que os pacientes melhorem a qualidade de vida. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta em nossa clínica de cirurgia plástica.
Fontes: