Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Como funciona a cirurgia de lipoaspiração a laser?

Médico realizando cirurgia de lipoaspiração a laser
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia de lipoaspiração a laser é uma das principais novidades no mercado de tratamentos estéticos cirúrgicos. Incorporando uma tecnologia europeia, a laserlipólise — como o procedimento também é chamado — oferece mais facilidade no tratamento das gorduras localizadas.

A cirurgia de lipoaspiração a laser é aprovada por diversas instituições rigorosas e respeitadas tanto no Brasil quanto no exterior. São exemplos a Food and Drug Administration (FDA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Considerando o crescente interesse dos pacientes nesta técnica, o Dr. Alexandre Senra — cirurgião plástico que realiza o procedimento desde 2001 — esclarece como ocorre a cirurgia de lipoaspiração a laser, bem como quais são os cuidados necessários no pré e pós-operatório. Confira!

Como é feita a lipoaspiração a laser?

A cirurgia de laserlipólise é realizada em duas etapas. Na primeira, a energia do laser é transmitida por uma microcânula de 1 milímetro de diâmetro, que se movimenta suavemente pelo tecido adiposo e faz o rompimento das células gordurosas.

Na segunda etapa, o conteúdo oleoso liberado pelas membranas rompidas deve ser retirado do organismo. Em alguns casos, o organismo do paciente faz essa eliminação naturalmente, sobretudo quando a quantidade de gordura retirada é pequena, mas na grande maioria dos casos, é aspirada por finas cânulas.

Nestes casos, o cirurgião plástico faz uma pequena incisão na região tratada para introduzir estas finas cânulas para aspirar o conteúdo oleoso. A anestesia utilizada na cirurgia de lipoaspiração a laser pode ser a peridural, geral ou local tumescente, sendo esta última uma das mais utilizadas pelos especialistas.

A duração da laserlipólise pode variar conforme a extensão da área tratada. Em média, a cirurgia tem duração de 1 até 4 horas.

Quando a cirurgia de laserlipólise é indicada?

A cirurgia de lipo a laser é recomendada para os pacientes que se enquadram em uma ou mais das seguintes condições:

  • Presença de gorduras localizadas no abdome, cintura, lateral das mamas, costas, coxas, face interna da coxa, papada (mento) entre outros locais, em grau leve ou moderado;
  • Pacientes que não estão grávidas.

Vale a pena salientar que a cirurgia de lipoaspiração a laser é recomendada para os pacientes que desejam modelar o corpo. Portanto, é errôneo presumir que o procedimento é unicamente para emagrecer o paciente.

Alguns dos pacientes que não são bons candidatos para a cirurgia de laserlipólise são aqueles com hipertensão e diabetes descontrolados. Para esclarecer a efetividade do tratamento para cada caso, considerando a condição clínica do paciente, é fundamental se consultar com um cirurgião plástico confiável e de qualidade e que tenha experiência nesta técnica.

Cirurgia de lipoaspiração a laser: cuidados antes e depois

No pré-operatório da cirurgia de laserlipólise o paciente é submetido a uma série de exames — como o hemograma, glicose, ureia, creatinina, por exemplo — para que o cirurgião plástico avalie o estado geral de saúde do indivíduo. O procedimento não requer uma internação prolongada e o paciente recebe alta no mesmo dia da operação, na grande maioria dos casos.

O processo de recuperação da cirurgia de lipo a laser costuma ser rápido, sendo essa a principal vantagem do procedimento em comparação com a metodologia tradicional. Os cuidados durante o pós-operatório da laserlipólise incluem as seguintes medidas:

  • Permanecer em repouso relativo durante os primeiros dias;
  • Retomar as atividades cotidianas após aproximadamente 2 a 3 dias da cirurgia;
  • Utilizar uma cinta modeladora por cerca de 45 dias;
  • Evitar qualquer tipo de trauma na região operada;
  • Tomar somente os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
  • Não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • Evitar a exposição exagerada ao sol, sobretudo quando aparecerem manchas arroxeadas (equimoses) ou inchaços (edemas);
  • Ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

Depois da cirurgia de lipoaspiração a laser o paciente pode sentir algumas dores na região tratada. O surgimento de equimoses e edemas é reduzido quando comparado com a lipoaspiração tradicional, porém, pode acontecer. No geral, esses incômodos desaparecem em cerca de uma a duas semanas.

Os resultados da cirurgia de laserlipólise aparecem gradativamente, podendo levar aproximadamente 6 meses para alcançar o resultado definitivo. É importante que o paciente compareça às consultas de retorno para que o cirurgião plástico verifique o andamento da cicatrização e possa agir com efetividade no surgimento de alguma complicação.

Para aproveitar os efeitos da cirurgia de lipoaspiração a laser por mais tempo o paciente deve se atentar à alimentação e realizar atividades físicas regularmente. Tais medidas colaboram para efetividade do procedimento cirúrgico, assim como na manutenção dele. Caso tenha se interessado pelo procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra;

American Society of Plastic Surgeons;

The American Society for Aesthetic Plastic Surgery.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?