As cicatrizes da abdominoplastia geralmente preocupam bastante os pacientes, uma vez que a maioria deles procura o procedimento por questões estéticas e não vê muito sentido em realizá-la para ficar com uma cicatriz depois. Mas saiba que essa preocupação não precisa existir, já que a técnica aplicada e os cuidados pós-operatórios visam justamente minimizar essas marcas.
Quer saber mais sobre as cicatrizes da abdominoplastia e entender como esse procedimento funciona? Confira abaixo e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Índice
Quais são os tipos de cicatrizes da abdominoplastia?
Os tipos de cicatrizes da abdominoplastia estão diretamente relacionados à técnica utilizada pelo especialista — que pode ser a miniabdominoplastia, a abdominoplastia tradicional e a abdominoplastia em âncora. Além da técnica, a complexidade do caso de cada paciente também influencia nas cicatrizes.
Entenda melhor cada uma dessas técnicas:
Miniabdominoplastia
Esta é a de menor porte, e a cicatriz fica muito parecida com a de uma cesariana. A miniabdominoplastia é indicada para pacientes que tenham pouca pele excedente, e a cicatriz fica escondida sob as peças íntimas ou em trajes de banho como o biquíni.
Abdominoplastia tradicional
A cicatriz fica na região púbica e vai de uma ponta a outra do quadril. Mas não se preocupe, pois ela também fica escondida por baixo da lingerie, cueca ou nas roupas de banho. Se todas as recomendações médicas forem devidamente seguidas e a cicatriz for cuidada, ela pode ficar bem fina, se transformando em uma linha discreta.
É bastante comum que esse tipo de cirurgia seja realizado em pacientes que perderam uma grande quantidade de peso em pouco tempo, ou em mulheres após a gestação. Em ambos os casos, o abdome fica muito flácido e pode ser que apenas um procedimento cirúrgico seja capaz de resolver o problema.
Abdominoplastia em âncora
Esta é a técnica que deixa a maior cicatriz, sendo chamada de “em âncora” pelo seu formato, também parecido com um tipo de T invertido. A abdominoplastia em âncora costuma ser indicada para pacientes que apresentam uma grande diástase muscular e que tenham uma grande quantidade de pele flácida, como aqueles que apresentaram grande perda de peso após cirurgias bariátricas.
Essa diástase nada mais é que o afastamento dos músculos abdominais e que pode acontecer com maior frequência em gestantes. O esperado é que a musculatura volte para o lugar depois do parto, mas pode ser que isso não aconteça em algumas mulheres.
Quais os cuidados após a cirurgia do abdome?
A aparência da sua cirurgia depende muito dos seus cuidados. Seguir todas as orientações do especialista é de fundamental importância. O uso de cintas, os cuidados com a higienização e outros pontos relevantes impactam diretamente na aparência final das cicatrizes da cirurgia de abdome.
Alguns dos cuidados mais importantes para se ter no pós-operatório são:
- Não praticar nenhum tipo de exercício até liberação médica;
- Dormir de barriga para cima. Para se manter nessa posição durante a noite, coloque almofadas e travesseiros ao lado do corpo;
- Usar a cinta, por mais que seja um incômodo, ela é sua maior parceira nesse período;
- Siga à risca a orientação quanto à higienização, use a pomada cicatrizante e sabonetes que ajudem nesse processo.
Outros cuidados importantes são não tomar sol no local da cirurgia — pois esta região fica mais sensível e tende a absorver mais os raios solares e assim, fica mais escura do que o restante da pele —, além de realizar repouso e ir ao médico nas datas marcadas para avaliação.
Por que é importante cuidar das cicatrizes da cirurgia do abdome?
Como dissemos no início, o principal objetivo de uma cirurgia como essa é melhorar a estética da região. Não cuidar das cicatrizes da abdominoplastia pode causar justamente o efeito contrário. Portanto, esses cuidados são essenciais para uma recuperação satisfatória e evita que você continue evitando lugares como praias ou deixando de usar roupas que goste.
Além disso, os cuidados com as cicatrizes da abdominoplastia vão além da estética. O risco de infecção sempre há, portanto, é importante ficar sempre de olho.
Quer saber mais sobre cicatrizes da abdominoplastia? Então, é só entrar em contato com a nossa equipe e marcar uma avaliação!
Fontes: