Procedimento visa remodelar o contorno corporal, dando mais harmonia e beleza ao corpo. Saiba mais
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico no qual os depósitos de gordura localizada são aspirados por meio de cânulas. O objetivo é melhorar o contorno do corpo. Existem diferentes tipos de lipoaspiração, como a tradicional, a mini-lipo, a hidrolipo, a lipo a laser, a vibrolipo e a lipo LAD, também chamada de lipo HD. É sobre ela que trata este artigo.
Índice
O que é a lipo LAD?
No Brasil, que recentemente ultrapassou os Estados Unidos e passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo, a lipo LAD vem chamando a atenção, principalmente de famosas que têm procurado o procedimento em busca de uma barriga mais sequinha. Mas o que é a lipo LAD?
A Lipo LAD (sigla para lipoaspiração de alta definição) é uma técnica que visa retirar a gordura existente, mais especificamente, nas junções da musculatura, o que faz com que o abdômen exponha músculos mais definidos e com melhor tônus.
A principal diferença da lipo LAD para a lipoaspiração tradicional é a possibilidade de destacar os músculos, deixando-os mais torneados. No entanto, o resultado pode ficar mais artificial, pois a definição da musculatura pode ser esteticamente exagerada.
Para quem a lipo LAD é indicada?
A lipo LAD é indicada para pacientes que não têm tanta gordura corporal em excesso, porém não conseguem alcançar uma definição muscular desejada por meio de exercícios físicos ou da alimentação.
Pessoas com sobrepeso ou obesas e sedentárias podem não se beneficiar com a aplicação dessa técnica, especialmente por conta do excesso de gordura na região abdominal, nos membros superiores e inferiores. Sendo assim, os resultados podem ser comprometidos, afinal, trata-se de um procedimento para retirar pequenos volumes de gordura.
Como é feita a lipo LAD?
A lipo LAD, assim como a lipoaspiração convencional, é um procedimento cirúrgico. Ela pode ser realizada com anestesia local, peridural ou geral e tem duração de aproximadamente duas a três horas.
O procedimento tem início com o cirurgião fazendo marcações na pele do paciente. Elas servem para desenhar as linhas entre os músculos e facilitar o processo de desenvolvimento dos contornos durante o procedimento.
Em seguida, são feitas pequenas incisões na região a ser operada e injetada uma solução que ajuda a reduzir o sangramento. No passo seguinte, o cirurgião insere uma cânula especial, mais fina do que a usada na lipo convencional, que fará a aspiração da gordura. O equipamento utiliza o laser para quebrar o tecido adiposo, tornando o procedimento menos invasivo.
Com isso, além de garantir um resultado melhor, evitam-se danos aos nervos e vasos sanguíneos. Consequentemente, o pós-operatório é mais tranquilo, com menos dor e inchaço. Outra vantagem dessa técnica é que com ela é possível ter um controle melhor sobre a área lipoaspirada, assegurando assim a alta definição dos músculos aparentes na pele.
Cuidados pré-operatórios da lipo LAD
Antes de realizar o procedimento, o paciente deve fazer uma série de exames clínicos e laboratoriais para verificar sua saúde, como exames de sangue, urina e cardiológicos.
Pós-operatório da lipo LAD: quais cuidados você deve ter
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, é comum surgirem inchaços, edemas, equimoses (manchas arroxeadas) e acúmulo de líquido abaixo da pele (seromas). Para reduzir ou evitar essas intercorrências, o paciente deve seguir todas as orientações do médico após a realização da lipo LAD, o que pode incluir:
- Realização de drenagem linfática para ajudar a controlar o inchaço;
- Retorno às atividades do cotidiano após alguns dias;
- Uso de cinta modeladora: o acessório melhora a estabilidade na região operada e assegura uma circulação sanguínea apropriada, o que pode acelerar a recuperação e contribuir para a apresentação de melhores resultados. Ela deve ser usada nos primeiros 30 a 45 dias, inclusive na hora de dormir;
- Evitar atividades que exijam maior esforço físico, inclusive exercícios corporais, nas primeiras três a quatro semanas de pós-operatório;
- Deve-se priorizar uma alimentação balanceada, com verduras, legumes e frutas, evitando-se o consumo de alimentos que possam comprometer o processo de cicatrização, como o uso exagerado de açúcares, gorduras, laticínios, frutos do mar e sódio. Bebidas alcoólicas e cigarro também devem ser evitados nas primeiras semanas.
Quais resultados você pode esperar com a lipo LAD
Os resultados completos da lipo LAD são percebidos, normalmente, depois de três meses. No entanto, esse tempo depende de cada paciente, bem como dos cuidados tomados no pós-operatório.
Além disso, vale ressaltar que a manutenção dos resultados da lipo LAD depende da adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui cuidados com a alimentação, manter o peso adequado e praticar atividades físicas regularmente.
Valores da lipo LAD
Os custos do procedimento variam de acordo com o valor dos exames médicos, honorários do cirurgião escolhido, gastos com hospital ou centro cirúrgico, honorários do anestesista e gastos com medicamentos.
Como todo procedimento cirúrgico, a lipo LAD também apresenta riscos, daí a importância de procurar um cirurgião especializado e experiente para realizar a cirurgia. Sempre que possível, busque indicações e verifique se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Também é importante que a lipo LAD seja realizada em ambiente hospitalar. Esses cuidados garantem que o procedimento seja feito com segurança, com o menor tempo de recuperação e bons resultados. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra.
Fontes: