Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba qual a diferença entre preenchimento facial e Botox®

Mulher com faixa na cabeça e aplicando botox
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Embora os dois procedimentos tenham como objetivo o rejuvenescimento facial, cada um tem uma indicação específica

 Quem está em busca de tratamentos estéticos para rejuvenescer o rosto e melhorar a aparência se depara com uma série de possibilidades. Entre os mais realizados, destacam-se o preenchimento facial e a aplicação de toxina botulínica, conhecida como Botox®.

Algumas pessoas confundem os dois procedimentos, mas é preciso esclarecer que cada um tem um objetivo. Neste texto, vamos explicar cada um dos dois.

Preenchimento facial

preenchimento facial é um procedimento feito com aplicações de ácido hialurônico e tem o objetivo de dar volume às áreas nas quais é aplicado, como rugas finas, olheiras, sulcos (bigode chinês), lábios, bochechas (região malar), cicatrizes e dorso das mãos. Além disso, o tratamento promove a melhora do contorno facial, aumenta a hidratação no local e proporciona um efeito de lifting facial, sem cirurgia.

O fato de o ácido hialurônico ser produzido pelo nosso organismo traz mais segurança ao preenchimento facial. As aplicações são indicadas porque, com o processo do envelhecimento, o corpo vai deixando de produzi-lo, o que leva à perda de volume.

No dia da aplicação, o paciente não deve utilizar nenhum medicamento, cosmético ou maquiagem no rosto. Antes de iniciar o preenchimento facial, o médico aplica uma pomada anestésica na região que será tratada ou se o preenchedor já tiver anestésico, isso não será necessário. Em seguida, é realizada a assepsia da pele e o paciente está pronto para receber o preenchimento facial.

O procedimento é realizado com agulhas muito finas, que facilitam a punção e causam dor mínima. A aplicação é rápida — dura cerca de 10 minutos. Não é necessário tempo de recuperação nem cuidados pós-procedimento. Depois da aplicação, o paciente está liberado para voltar às atividades de rotina. Recomenda-se apenas evitar atividades físicas muito intensas no dia e não fazer uso de cosméticos ou maquiagem.

Os efeitos do preenchimento facial costumam durar de um a dois anos, dependendo do produto utilizado, da quantidade e das características de cada paciente, já que ele será completamente absorvido pelo organismo, não sendo permanente.

 Botox®

O Botox® é um bloqueador neuromuscular que age promovendo o relaxamento da musculatura. O objetivo do tratamento é atenuar as rugas dinâmicas — que são aquelas formadas pela movimentação dos músculos da face — e as linhas de expressão. A toxina pode ser usada tanto nos casos em que as rugas já se instalaram, como naqueles em que elas apenas iniciaram o processo.

Este tipo de procedimento está indicado para pacientes que buscam rejuvenescimento facial através de um método efetivo, rápido, pouco invasivo e que não exija período de recuperação nem afastamento das atividades diárias.

O Botox® é mais comumente aplicado em regiões como testa, glabela (entre os olhos) e ao redor dos olhos, nos chamados pés-de-galinha. Porém, devido à sua versatilidade, a toxina tem sido usada também para tratamento da hiperidrose, do sorriso gengival, do bruxismo, da incontinência urinária e da dor da articulação temporomandibular, entre outros.

O procedimento é realizado em consultório, sem anestesia local, é rápido e não deixa cicatrizes. Assim como no preenchimento facial, também deve-se evitar praticar atividades intensas nas primeiras 24 horas, bem como não fazer uso de cosméticos ou maquiagem.

Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias após a aplicação e seus efeitos costumam durar de quatro a seis meses, dependendo do produto utilizado, da quantidade e das características de cada paciente. Depois desse período, a substância pode ser reaplicada.

Ambos os procedimentos podem causar leve dor no local, inchaço e equimoses(roxos), porém, estes sintomas tendem a desaparecer em alguns dias; casos de alergia são raros. Para diminuir o desconforto, pode-se fazer compressas de gelo no local nas primeiras 24 horas após a aplicação. No caso do Botox® recomenda-se não deitar-se na horizontal nas 4 horas após o procedimento.

Há casos, a depender da avaliação do especialista, em que o Botox® e o preenchimento facial podem ser realizados juntos, potencializando os resultados do tratamento.

Seja qual for o procedimento que será realizado — preenchimento facial ou Botox® —, este deve sempre ser feito por um médico especializado e com conhecimentos necessários para avaliar a saúde do indivíduo e indicar o tratamento adequado, realizando-o de maneira segura e trazendo resultados naturais. Fale conosco e marque sua consulta com o Dr. Alexandre Senra.

Fontes:

Dr. Alexandre Senra Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?