Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

O que é lipoabdominoplastia?

realização de procedimento de liabdominoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Duas técnicas em uma para eliminar a gordura abdominal e te deixar com a barriga “sarada”

Alcançar uma boa forma física, um corpo definido e curvas harmoniosas nem sempre resulta somente da boa vontade e dedicação de uma pessoa em relação à dieta e treino. Em alguns casos, pode-se levar anos para alcançar o corpo dos sonhos e, a depender do caso, nem com a dieta rigorosa e disciplina nas atividades físicas é possível alcançar este objetivo, que depende de diversos.

É nesses casos que a lipoabdominoplastia é indicada!

O que é a lipoabdominoplastia?

Unindo dois procedimentos estéticos, a lipoabdominoplastia é uma cirurgia plástica que pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, sendo adaptada para cada gênero de acordo com os resultados esperados. Como o nome já diz, a lipoabdominoplastia é a união da lipoaspiração com a abdominoplastia tradicional.

Portanto, na lipoabdominoplastia é feita a retirada do excesso de gordura abdominal, ao mesmo tempo em que é corrigida a flacidez muscular e da pele. Isso resulta na definição muscular do abdome e na melhoria do contorno corporal. Com isso, o paciente (homem ou mulher) obtém a tão sonhada barriga sarada, lisa e sem gorduras localizadas.

Para quem é indicada?

A lipoabdominoplastia é indicada para quem está perto do seu peso ideal, uma vez que esta não é uma técnica emagrecedora, podendo ser retirada no máximo 7% de gordura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento, portanto, é indicado para quem tem:

  • Flacidez abdominal em decorrência da gravidez ou ganho de peso;
  • Gordura localizada no abdome e nos flancos (os famosos pneuzinhos).

Como é feita a cirurgia?

A lipoabdominoplastia tem uma duração média de 3h a 5h. É essencial que seja realizada por um profissional com título de especialista em cirurgia plástica (cirurgião plástico) e em um hospital.

A cirurgia plástica de lipoabdominoplastia tem duas funções: primeiro é feita a lipoaspiração, processo que permite a retirada do excesso de gordura e, assim, remodelar as curvas, a cintura e os flancos, evidenciando a musculatura.

Depois é feita a abdominoplastia tradicional. Neste processo é feita a retirada do excesso de pele, corrigindo a flacidez abdominal. Isso permite que o tecido muscular do abdômen ganhe a forma lisa.

O pré-operatório

Por ser uma cirurgia, a lipoabdominoplastia envolve riscos. Por isso, é preciso cuidados pré e pós-operatórios para garantir a plena recuperação do paciente e alcance dos resultados almejados.

Antes da cirurgia é necessário:

  • Avaliação médica criteriosa;
  • Realização de exames ambulatoriais;
  • Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por 30 dias;
  • Suspender, temporariamente, o uso de hormônios e determinados medicamentos que podem comprometer a cicatrização.

Após a cirurgia, as recomendações incluem:

  • Beber bastante água;
  • Fazer sessões de drenagem linfática;
  • Não fazer repouso absoluto (evita o risco de trombose);
  • Usar cinta abdominal por 30 dias;
  • Não esticar o tronco para andar por 2 semanas;
  • Evitar atividades físicas por 30 dias.

Recuperação e resultados da lipoabdominoplastia

Geralmente o paciente tem alta um dia após a realização da cirurgia. Para aliviar as dores, é recomendado o uso de analgésicos.

De acordo com as metas traçadas entre profissional e paciente, é possível detectar resultados no primeiro mês após a cirurgia, com a diminuição do inchaço. Entretanto, os resultados definitivos juntamente com a cicatrização podem levar cerca de 18 meses para serem vistos. A cicatrização, tanto no abdome quanto no umbigo, varia de paciente para paciente, sendo impreciso a previsão do seu formato definitivo.

É muito raro os pacientes que ultrapassam o período de 18 meses para visualizar os resultados definitivos da lipoabdominoplastia. Contudo, unindo práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas, os contornos abdominais, o corpo sarado e a forma atlética são os resultados alcançados.

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Portal Saúde.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?