Duas técnicas em uma para eliminar a gordura abdominal e te deixar com a barriga “sarada”
Alcançar uma boa forma física, um corpo definido e curvas harmoniosas nem sempre resulta somente da boa vontade e dedicação de uma pessoa em relação à dieta e treino. Em alguns casos, pode-se levar anos para alcançar o corpo dos sonhos e, a depender do caso, nem com a dieta rigorosa e disciplina nas atividades físicas é possível alcançar este objetivo, que depende de diversos.
É nesses casos que a lipoabdominoplastia é indicada!
Índice
O que é a lipoabdominoplastia?
Unindo dois procedimentos estéticos, a lipoabdominoplastia é uma cirurgia plástica que pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, sendo adaptada para cada gênero de acordo com os resultados esperados. Como o nome já diz, a lipoabdominoplastia é a união da lipoaspiração com a abdominoplastia tradicional.
Portanto, na lipoabdominoplastia é feita a retirada do excesso de gordura abdominal, ao mesmo tempo em que é corrigida a flacidez muscular e da pele. Isso resulta na definição muscular do abdome e na melhoria do contorno corporal. Com isso, o paciente (homem ou mulher) obtém a tão sonhada barriga sarada, lisa e sem gorduras localizadas.
Para quem é indicada?
A lipoabdominoplastia é indicada para quem está perto do seu peso ideal, uma vez que esta não é uma técnica emagrecedora, podendo ser retirada no máximo 7% de gordura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento, portanto, é indicado para quem tem:
- Flacidez abdominal em decorrência da gravidez ou ganho de peso;
- Gordura localizada no abdome e nos flancos (os famosos pneuzinhos).
Como é feita a cirurgia?
A lipoabdominoplastia tem uma duração média de 3h a 5h. É essencial que seja realizada por um profissional com título de especialista em cirurgia plástica (cirurgião plástico) e em um hospital.
A cirurgia plástica de lipoabdominoplastia tem duas funções: primeiro é feita a lipoaspiração, processo que permite a retirada do excesso de gordura e, assim, remodelar as curvas, a cintura e os flancos, evidenciando a musculatura.
Depois é feita a abdominoplastia tradicional. Neste processo é feita a retirada do excesso de pele, corrigindo a flacidez abdominal. Isso permite que o tecido muscular do abdômen ganhe a forma lisa.
O pré-operatório
Por ser uma cirurgia, a lipoabdominoplastia envolve riscos. Por isso, é preciso cuidados pré e pós-operatórios para garantir a plena recuperação do paciente e alcance dos resultados almejados.
Antes da cirurgia é necessário:
- Avaliação médica criteriosa;
- Realização de exames ambulatoriais;
- Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por 30 dias;
- Suspender, temporariamente, o uso de hormônios e determinados medicamentos que podem comprometer a cicatrização.
Após a cirurgia, as recomendações incluem:
- Beber bastante água;
- Fazer sessões de drenagem linfática;
- Não fazer repouso absoluto (evita o risco de trombose);
- Usar cinta abdominal por 30 dias;
- Não esticar o tronco para andar por 2 semanas;
- Evitar atividades físicas por 30 dias.
Recuperação e resultados da lipoabdominoplastia
Geralmente o paciente tem alta um dia após a realização da cirurgia. Para aliviar as dores, é recomendado o uso de analgésicos.
De acordo com as metas traçadas entre profissional e paciente, é possível detectar resultados no primeiro mês após a cirurgia, com a diminuição do inchaço. Entretanto, os resultados definitivos juntamente com a cicatrização podem levar cerca de 18 meses para serem vistos. A cicatrização, tanto no abdome quanto no umbigo, varia de paciente para paciente, sendo impreciso a previsão do seu formato definitivo.
É muito raro os pacientes que ultrapassam o período de 18 meses para visualizar os resultados definitivos da lipoabdominoplastia. Contudo, unindo práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas, os contornos abdominais, o corpo sarado e a forma atlética são os resultados alcançados.
Fontes: