Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Mastopexia: Antes e Depois da Cirurgia

Mastopexia: Antes e depois da cirurgia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Todo procedimento cirúrgico exige uma série de cuidados para que os resultados sejam os esperados. Saiba quais são eles para quem quer fazer uma mastopexia

A mastopexia, também conhecida como cirurgia de lifting de mama, é um procedimento que reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido. O objetivo é dar um novo contorno à mama, deixando-a mais firme e natural.

Ela é indicada para mulheres que, com o tempo, viram as mamas perderem sua forma e firmeza devido às alterações na elasticidade da pele, o que pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Gravidez;
  • Oscilação de peso;
  • Amamentação;
  • Envelhecimento.

A cirurgia pode ser feita de duas maneiras: com e sem prótese. A mastopexia clássica é feita sem a utilização de próteses, pois é realizada apenas para corrigir a flacidez dos seios. Porém, quando a mama é pequena, a mulher pode optar por colocar um implante de silicone durante a cirurgia.

A prótese é indicada quando a mulher, além de corrigir a queda das mamas, quer também dar mais volume aos seios.

Antes de realizar o procedimento, é recomendado saber o que esperar e quais cuidados deve-se ter para a mastopexia antes e depois da cirurgia.

Como a mastopexia é realizada

Durante a cirurgia, o médico levanta e remodela o tecido mamário para melhorar a firmeza e o contorno da mama.

Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados e a pele em excesso é removida. Por fim, as incisões são fechadas e as suturas feitas em profundidade dentro do tecido mamário, para sustentar os seios recém modelados.

Mastopexia antes e depois

Saiba como se preparar para a mastopexia antes e depois da cirurgia.

O preparo para a mastopexia inclui:

  • Realizar exames laboratoriais e avaliação médica. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia;
  • Parar de fumar quatro semanas antes da cirurgia;
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas pelo menos no dia anterior à cirurgia;
  • Interromper o uso de anti-inflamatórios, principalmente com ácido acetilsalicílico; antirreumáticos; aceleradores do metabolismo, como anfetaminas e fórmulas para emagrecimento, e vitamina E até duas semanas antes da cirurgia;
  • Estar em jejum absoluto de oito horas;
  • Não usar anéis, brincos, pulseiras e outros objetos de valor no dia da cirurgia.

O procedimento dura entre duas e três horas e a paciente pode ter alta no mesmo dia ou no seguinte, não ultrapassando as 24 horas internada.

Mastopexia: Cuidados necessários no pós-operatório

A mastopexia antes e depois da cirurgia exige cuidados, principalmente no pós-operatório, para que o resultado definitivo seja o esperado.

Normalmente, a mastopexia não apresenta um pós-operatório doloroso, mas é comum que a sensibilidade dolorosa seja aumentada. Para evitar esse tipo de incômodo e diminuir o risco de infecções, o cirurgião pode recomendar alguns medicamentos. Além disso, para a que a recuperação seja boa, é necessário:

  • Evitar fazer movimentos bruscos e amplos com os braços por cerca de dez dias;
  • Permanecer deitada com a cabeceira da cama elevada a 300 ou sentada nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
  • Usar o sutiã cirúrgico por um período mínimo de 30 dias, durante todo o dia, inclusive para dormir. Nos 30 dias seguintes, utilizá-lo apenas à noite ou conforme orientação de seu médico;
  • Não dirigir por um período mínimo de três semanas;
  • Não carregar peso por no mínimo três semanas;
  • Fazer massagens com as mãos nos seios no mínimo quatro vezes por dia;
  • Aguardar três meses para retomar as atividades físicas;
  • Não se expor ao sol nos primeiros 30 dias.

O retorno para a retirada de pontos e avaliação pós-operatória é feito, em geral, oito a doze dias após a cirurgia. Os resultados definitivos do procedimento podem demorar de 12 a 18 meses para serem observados, devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

Se você fizer uma comparação da mastopexia antes e depois é possível notar melhorias na estética e beleza das mamas, fator que também contribui para a autoestima das mulheres.

Caso você tenha interesse em fazer esse procedimento, a primeira recomendação é que você procure um cirurgião especializado para entender o passo a passo que envolve a mastopexia antes e depois do procedimento. Agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Alexandre Senra, referência na área.

Fontes

Ministério da Saúde

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?