Todo procedimento cirúrgico exige uma série de cuidados para que os resultados sejam os esperados. Saiba quais são eles para quem quer fazer uma mastopexia
A mastopexia, também conhecida como cirurgia de lifting de mama, é um procedimento que reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido. O objetivo é dar um novo contorno à mama, deixando-a mais firme e natural.
Ela é indicada para mulheres que, com o tempo, viram as mamas perderem sua forma e firmeza devido às alterações na elasticidade da pele, o que pode ocorrer por diversos motivos, como:
- Gravidez;
- Oscilação de peso;
- Amamentação;
- Envelhecimento.
A cirurgia pode ser feita de duas maneiras: com e sem prótese. A mastopexia clássica é feita sem a utilização de próteses, pois é realizada apenas para corrigir a flacidez dos seios. Porém, quando a mama é pequena, a mulher pode optar por colocar um implante de silicone durante a cirurgia.
A prótese é indicada quando a mulher, além de corrigir a queda das mamas, quer também dar mais volume aos seios.
Antes de realizar o procedimento, é recomendado saber o que esperar e quais cuidados deve-se ter para a mastopexia antes e depois da cirurgia.
Índice
Como a mastopexia é realizada
Durante a cirurgia, o médico levanta e remodela o tecido mamário para melhorar a firmeza e o contorno da mama.
Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados e a pele em excesso é removida. Por fim, as incisões são fechadas e as suturas feitas em profundidade dentro do tecido mamário, para sustentar os seios recém modelados.
Mastopexia antes e depois
Saiba como se preparar para a mastopexia antes e depois da cirurgia.
O preparo para a mastopexia inclui:
- Realizar exames laboratoriais e avaliação médica. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia;
- Parar de fumar quatro semanas antes da cirurgia;
- Evitar ingerir bebidas alcoólicas pelo menos no dia anterior à cirurgia;
- Interromper o uso de anti-inflamatórios, principalmente com ácido acetilsalicílico; antirreumáticos; aceleradores do metabolismo, como anfetaminas e fórmulas para emagrecimento, e vitamina E até duas semanas antes da cirurgia;
- Estar em jejum absoluto de oito horas;
- Não usar anéis, brincos, pulseiras e outros objetos de valor no dia da cirurgia.
O procedimento dura entre duas e três horas e a paciente pode ter alta no mesmo dia ou no seguinte, não ultrapassando as 24 horas internada.
Mastopexia: Cuidados necessários no pós-operatório
A mastopexia antes e depois da cirurgia exige cuidados, principalmente no pós-operatório, para que o resultado definitivo seja o esperado.
Normalmente, a mastopexia não apresenta um pós-operatório doloroso, mas é comum que a sensibilidade dolorosa seja aumentada. Para evitar esse tipo de incômodo e diminuir o risco de infecções, o cirurgião pode recomendar alguns medicamentos. Além disso, para a que a recuperação seja boa, é necessário:
- Evitar fazer movimentos bruscos e amplos com os braços por cerca de dez dias;
- Permanecer deitada com a cabeceira da cama elevada a 300 ou sentada nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
- Usar o sutiã cirúrgico por um período mínimo de 30 dias, durante todo o dia, inclusive para dormir. Nos 30 dias seguintes, utilizá-lo apenas à noite ou conforme orientação de seu médico;
- Não dirigir por um período mínimo de três semanas;
- Não carregar peso por no mínimo três semanas;
- Fazer massagens com as mãos nos seios no mínimo quatro vezes por dia;
- Aguardar três meses para retomar as atividades físicas;
- Não se expor ao sol nos primeiros 30 dias.
O retorno para a retirada de pontos e avaliação pós-operatória é feito, em geral, oito a doze dias após a cirurgia. Os resultados definitivos do procedimento podem demorar de 12 a 18 meses para serem observados, devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.
Se você fizer uma comparação da mastopexia antes e depois é possível notar melhorias na estética e beleza das mamas, fator que também contribui para a autoestima das mulheres.
Caso você tenha interesse em fazer esse procedimento, a primeira recomendação é que você procure um cirurgião especializado para entender o passo a passo que envolve a mastopexia antes e depois do procedimento. Agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Alexandre Senra, referência na área.
Fontes