Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Lipolaser ou criolipólise: qual escolher?

Paciente realizando o procedimento de lipolaser
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba as diferenças entre a lipolaser e a criolipólise para escolher a melhor opção para seu caso

A lipolaser pode ser feita em qualquer parte do corpo por oferecer menos riscos à saúde, pois seu atrito mecânico é bem menor do que na lipoaspiração tradicional, em que a célula de gordura é sugada por inteiro, machucando mais o tecido.

O que é a lipolaser?

A lipolaser, lipoaspiração a laser, evoluiu da técnica tradicional, agregando mais qualidade na remoção do tecido adiposo. Essa eficácia se deve ao uso da energia do laser para aquecer e “explodir” as células de gordura, antes de sugá-las com cânulas finíssimas.

Nesse método, o tecido sofre menos trauma, pois os movimentos das cânulas são mais delicados e a gordura encontra-se em estado oleoso, sendo removida sem traumatizar o tecido.

A técnica de lipoaspiração a laser pode ser aplicada em diversos pontos do corpo, sendo eles: abdome, flancos, glúteos, coxas, papadas, entre outras regiões.

O procedimento é indicado a pacientes que estão dentro de um peso ideal, mas que apresentam locais com excesso de gordura, mesmo treinando regularmente e alimentando-se de forma saudável. Assim, é possível fazer a paciente perder mais medidas e inibir o aparecimento de hematomas ou depressões na pele. Dessa forma, os resultados são alcançados com mais facilidade e segurança na lipolaser.

Benefícios

Uma menor perda de sangue é uma das principais vantagens do paciente que é submetido à lipolaser, pois o laser tem efeito coagulador e, em contato com os pequenos vasos sanguíneos da região a ser tratada, impede o sangramento excessivo.

Outra grande vantagem desta técnica mais moderna e menos invasiva refere-se à diminuição de incômodos no pós-operatório, como o aparecimento de edemas e hematomas, devido ao trauma ser inferior do que na lipo tradicional. Isso também reduz o tempo de recuperação: em poucos dias a paciente pode retomar sua rotina, incluindo a prática de exercícios 10 dias após a cirurgia plástica.

Recomenda-se o uso de cinta modeladora para que não ocorra flacidez no local em que a gordura foi removida. A paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, sendo que os cuidados em casa são simples.

Também vale aprender um pouco mais sobre o que pode sair errado, para evitar esses desconfortos:

  • Queimaduras: caso o médico não tenha experiência com o laser, pode usá-lo de forma indevida e queimar a pele da paciente;
  • Flacidez: em casos em que a pele estava muito esticada devido à grande presença de gordura na região. Após sua retirada, o tecido fica flácido;
  • Alteração da sensibilidade: a presença de formigamento mostra que nervos foram lesionados pela cânula, esse quadro não exige um tratamento específico, sendo reestabelecido em até um ano.

Diferenças

A grande diferença entre os tratamentos estéticos está em qual camada da derme conseguem atuar. Na lipolaser, o procedimento é mais abrangente, atuando na gordura localizada de forma mais efetiva.

Já a criolipólise se restringe apenas à gordura localizada subcutânea. Trata-se de um método não-invasivo, no qual se coloca um aparelho no formato de um copo ou ventosa sobre a pele para extrair o calor do corpo gradualmente, até que os níveis de gordura subcutânea sejam congelados.

Como a epiderme permanece dentro de uma gama de temperaturas normais, mais resistente ao frio, a pele permanece intacta. As células de gordura, por serem sensíveis ao frio, danificam-se e murcham ao longo do tempo. Por esse mecanismo, a gordura que se solta será naturalmente metabolizada pelo sistema linfático.

Por ser uma cirurgia mais invasiva, a lipolaser pode apresentar mais riscos, devendo ser realizada por profissionais especializados. No entanto, na lipoaspiração a laser, pode-se extrair toda gordura localizada em qualquer parte do corpo, sendo um tratamento muito mais eficaz do que a criolipólise.

Para saber mais sobre a lipolaser, entre em contato com o Dr. Alexandre Senra e agende uma consulta.

Fonte:

Dr. Alexandre Senra

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?