Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Lipoescultura masculina: conheça os benefícios

Homem com marcas de caneta no abdome - lipoescultura masculina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Lipoescultura masculina não é indicada para emagrecimento, mas entrega resultados satisfatórios para pacientes que desejam melhor contorno e definição corporal

A lipoescultura masculina é uma cirurgia plástica que permite a remoção de depósitos de gordura localizada e melhor definição corporal, proporcionando autoestima e estética mais satisfatória aos pacientes.

A procura por cirurgias plásticas entre os homens teve um salto de 400%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de forma que cada vez mais há especialização entre profissionais para atender as demandas desse público.

Quais as indicações e benefícios da lipoescultura masculina?

A lipoescultura masculina é uma combinação da lipoaspiração com o reposicionamento da gordura autógena para melhor definição de regiões do corpo, de acordo com as necessidades do caso.

O tratamento não é indicado para pacientes que desejam emagrecer, sendo recomendado justamente para quem está no peso ideal ou pouco acima, apenas com alguns depósitos de gordura indesejados.

A recomendação pela lipoescultura masculina é para homens que estão insatisfeitos com acúmulo de gordura localizada em regiões como abdome, costas, flancos, pernas, braços, glúteos ou panturrilhas.

Também é importante que o especialista considere as expectativas do paciente. Por exemplo, a lipoaspiração HD é mais indicada se o paciente tiver uma definição corporal satisfatória e buscar um tratamento para valorização dos músculos.

Na lipo HD é possível remover mais detalhadamente a gordura localizada próxima aos músculos, garantindo um contorno corporal mais atlético.

A lipoescultura masculina proporciona diversos benefícios aos pacientes submetidos à técnica, como:

  • Melhor definição dos músculos;
  • Eliminação de depósitos de gordura incômodos;
  • Resultados estéticos com cicatrizes quase imperceptíveis;
  • Melhora da autoestima;
  • Sensação de jovialidade e saúde.

Para que a lipoescultura masculina realmente seja realizada, o paciente deve ser submetido à avaliação criteriosa do cirurgião plástico, verificando se esse procedimento atende as expectativas existentes, e também por exames de saúde pré-operatórios para garantir boas condições antes da operação.

Como a lipoescultura masculina é realizada?

A lipoescultura masculina não difere da feminina em termos procedimentais, sendo que as etapas são as mesmas, mas com uma diferença significativa quanto ao senso estético e resultados almejados.

Dessa forma, nos homens, a lipoescultura concentra-se na definição da musculatura, principalmente abdominal, removendo os depósitos que ficam localizados entre a pele e o músculo.

Na primeira parte do procedimento é feita a lipoaspiração, que pode ser com a técnica tradicional ou HD, dependendo das necessidades do caso. Com a aplicação da solução tumescente e um aparelho aspirador, a gordura é removida.

Em seguida, essa gordura é tratada dentro do próprio centro cirúrgico, com a remoção de sangue, anestésico e células adiposas rompidas. A solução resultante é uma gordura autógena (própria) limpa que pode ser reaplicada no paciente considerando regiões que ele almeja ter mais volume ou definição.

Portanto, a lipoescultura serve para remover depósitos indesejados de gordura, mas usa os tecidos do próprio paciente para remodelar o corpo. Usando a gordura autógena não há riscos de rejeição, por exemplo, tornando o pós-operatório mais tranquilo.

Após a lipoescultura masculina o paciente pode receber alta hospitalar dentro de 24 horas e iniciar os cuidados pós-cirúrgicos em casa.

Quais os cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica invasiva, mas com uma recuperação rápida quando cuidados adequados são tomados desde o início. Alguns deles incluem:

  • Repouso de uma semana, evitando atividades como trabalho e estudo;
  • Usar cinta modeladora;
  • Fazer sessões de drenagem linfática apenas da região lipoaspirada e não na que recebeu gordura;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo médico que pode incluir analgésico, antibiótico e anti-inflamatório;
  • Retomar atividades físicas apenas após a autorização médica;
  • Fazer a higienização e secar os pontos cirúrgicos, avisando ao médico qualquer irregularidade.

O tempo de recuperação pode depender da complexidade da cirurgia plástica, como quanta gordura foi aspirada e, posteriormente, reinserida.

A lipoescultura masculina, portanto, é uma cirurgia plástica com diversos benefícios estéticos e emocionais aos homens, mas é imprescindível que seja realizada por um cirurgião plástico experiente e confiável. Agende sua consulta aqui!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Alexandre Senra.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?