Lipoescultura masculina não é indicada para emagrecimento, mas entrega resultados satisfatórios para pacientes que desejam melhor contorno e definição corporal
A lipoescultura masculina é uma cirurgia plástica que permite a remoção de depósitos de gordura localizada e melhor definição corporal, proporcionando autoestima e estética mais satisfatória aos pacientes.
A procura por cirurgias plásticas entre os homens teve um salto de 400%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de forma que cada vez mais há especialização entre profissionais para atender as demandas desse público.
Índice
Quais as indicações e benefícios da lipoescultura masculina?
A lipoescultura masculina é uma combinação da lipoaspiração com o reposicionamento da gordura autógena para melhor definição de regiões do corpo, de acordo com as necessidades do caso.
O tratamento não é indicado para pacientes que desejam emagrecer, sendo recomendado justamente para quem está no peso ideal ou pouco acima, apenas com alguns depósitos de gordura indesejados.
A recomendação pela lipoescultura masculina é para homens que estão insatisfeitos com acúmulo de gordura localizada em regiões como abdome, costas, flancos, pernas, braços, glúteos ou panturrilhas.
Também é importante que o especialista considere as expectativas do paciente. Por exemplo, a lipoaspiração HD é mais indicada se o paciente tiver uma definição corporal satisfatória e buscar um tratamento para valorização dos músculos.
Na lipo HD é possível remover mais detalhadamente a gordura localizada próxima aos músculos, garantindo um contorno corporal mais atlético.
A lipoescultura masculina proporciona diversos benefícios aos pacientes submetidos à técnica, como:
- Melhor definição dos músculos;
- Eliminação de depósitos de gordura incômodos;
- Resultados estéticos com cicatrizes quase imperceptíveis;
- Melhora da autoestima;
- Sensação de jovialidade e saúde.
Para que a lipoescultura masculina realmente seja realizada, o paciente deve ser submetido à avaliação criteriosa do cirurgião plástico, verificando se esse procedimento atende as expectativas existentes, e também por exames de saúde pré-operatórios para garantir boas condições antes da operação.
Como a lipoescultura masculina é realizada?
A lipoescultura masculina não difere da feminina em termos procedimentais, sendo que as etapas são as mesmas, mas com uma diferença significativa quanto ao senso estético e resultados almejados.
Dessa forma, nos homens, a lipoescultura concentra-se na definição da musculatura, principalmente abdominal, removendo os depósitos que ficam localizados entre a pele e o músculo.
Na primeira parte do procedimento é feita a lipoaspiração, que pode ser com a técnica tradicional ou HD, dependendo das necessidades do caso. Com a aplicação da solução tumescente e um aparelho aspirador, a gordura é removida.
Em seguida, essa gordura é tratada dentro do próprio centro cirúrgico, com a remoção de sangue, anestésico e células adiposas rompidas. A solução resultante é uma gordura autógena (própria) limpa que pode ser reaplicada no paciente considerando regiões que ele almeja ter mais volume ou definição.
Portanto, a lipoescultura serve para remover depósitos indesejados de gordura, mas usa os tecidos do próprio paciente para remodelar o corpo. Usando a gordura autógena não há riscos de rejeição, por exemplo, tornando o pós-operatório mais tranquilo.
Após a lipoescultura masculina o paciente pode receber alta hospitalar dentro de 24 horas e iniciar os cuidados pós-cirúrgicos em casa.
Quais os cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica?
A lipoescultura é uma cirurgia plástica invasiva, mas com uma recuperação rápida quando cuidados adequados são tomados desde o início. Alguns deles incluem:
- Repouso de uma semana, evitando atividades como trabalho e estudo;
- Usar cinta modeladora;
- Fazer sessões de drenagem linfática apenas da região lipoaspirada e não na que recebeu gordura;
- Tomar apenas a medicação prescrita pelo médico que pode incluir analgésico, antibiótico e anti-inflamatório;
- Retomar atividades físicas apenas após a autorização médica;
- Fazer a higienização e secar os pontos cirúrgicos, avisando ao médico qualquer irregularidade.
O tempo de recuperação pode depender da complexidade da cirurgia plástica, como quanta gordura foi aspirada e, posteriormente, reinserida.
A lipoescultura masculina, portanto, é uma cirurgia plástica com diversos benefícios estéticos e emocionais aos homens, mas é imprescindível que seja realizada por um cirurgião plástico experiente e confiável. Agende sua consulta aqui!
Fontes: