Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Lipoescultura HD: Conheça essa técnica

Médico segura pedaço de pele antes da cirurgia de lipoaspiração
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento visa à definição dos músculos e melhoria do contorno corporal

Atualmente, existem várias cirurgias estéticas que têm como objetivo melhorar o contorno corporal, sendo muitas delas focadas principalmente no abdome — como é o caso da lipoescultura HD (High Definition), ou lipoescultura de alta definição. Nela, a meta é deixar a região abdominal mais bem definida, por isso, a técnica é indicada apenas para pacientes que estão dentro do peso ideal ou bem próximos disso.

O procedimento não é recomendado para indivíduos acima do peso, que não contam com uma dieta equilibrada e não adotam uma rotina frequente de exercícios físicos. Isso porque o objetivo da lipoescultura HD não é a perda de peso ou retirada de excesso de gordura, mas sim a definição corporal.

Diferenças entre a lipo convencional e a lipoescultura HD

  • Lipoaspiração convencional: retira gordura persistente em determinada região do corpo;
  • Lipoescultura HD: aspira a gordura localizada de maneira mais precisa, com o objetivo de ressaltar a definição dos músculos. É indicada para pacientes que não têm tanta gordura corporal em excesso, porém, não conseguem a definição muscular por meio de exercícios físicos ou da alimentação.

Como é feita a lipoescultura HD?

A lipoescultura HD, assim como a lipoaspiração convencional, é um procedimento cirúrgico.  Portanto, sua realização requer consulta pré-operatória com um cirurgião plástico a fim de avaliar a indicação da cirurgia e realizar exames pré-operatórios.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, peridural ou geral e tem duração de aproximadamente duas a três horas. De início, o cirurgião faz marcações na pele do paciente, conforme as combinações feitas previamente. Elas servem para desenhar as linhas entre os músculos e facilitar o processo de desenvolvimento dos contornos durante o procedimento.

Em seguida, ele realiza pequenas incisões na região a ser operada e injeta uma solução que reduz o sangramento. No passo seguinte, ele insere uma cânula especial que fará a aspiração da gordura. O equipamento utiliza o laser para quebrar o tecido adiposo, tornando o procedimento menos invasivo.

Com isso, além de garantir um resultado melhor, evita-se danos aos nervos e vasos sanguíneos. Consequentemente, há menor incidência de efeitos colaterais como hematomas e dor. Outra vantagem dessa técnica é que com ela é possível ter um controle melhor sobre a área lipoaspirada, assegurando assim a alta definição dos músculos aparentes na pele.

Cuidados no pós-operatório da lipoescultura HD

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a lipoescultura HD demanda alguns cuidados, pois podem ocorrer inchaço, edemas e acúmulo de líquido abaixo da pele (seromas). Para reduzir ao máximo a chance dessas intercorrências, o médico pode recomendar:

  • Realização de drenagem linfática para ajudar a controlar o inchaço;
  • Retorno às atividades do cotidiano após alguns dias;
  • Uso de cinta modeladora: o acessório melhora a estabilidade na região operada e assegura uma circulação sanguínea apropriada, o que pode acelerar a recuperação e contribuir para a apresentação de melhores resultados. Ela deve ser usada nos primeiros 30 a 45 dias, inclusive na hora de dormir;
  • Evitar atividades que exijam maior esforço físico, inclusive exercícios corporais, nas primeiras três a quatro semanas de pós-operatório;
  • Deve-se priorizar uma alimentação balanceada, com verduras, legumes e frutas, evitando-se o consumo de alimentos que possam comprometer o processo de cicatrização, como o uso exagerado de açúcares, gorduras, laticínios, frutos do mar e sódio. Bebidas alcoólicas e cigarro também devem ser evitados nas primeiras semanas.

Os resultados completos da lipoescultura HD são percebidos, normalmente, depois de três meses. No entanto, esse tempo depende de cada paciente, bem como dos cuidados tomados no pós-operatórios.

É importante ter a consciência de que a manutenção de resultados da lipoescultura HD depende do estilo de vida da pessoa. De pouco vale realizar o procedimento e depois se descuidar da prática de atividades físicas, não manter o peso adequado e não cuidar da alimentação.

Outro ponto importante ao se decidir pela realização da lipoescultura HD é contar com um profissional habilitado e experiente neste tipo de procedimento para que a cirurgia seja feita com segurança, com o menor tempo de recuperação e bons resultados. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Alexandre Senra.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?