Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoaspiração na barriga: Como é feita?

Médico fazendo marcações na barriga da paciente - lipoaspiração na barriga
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça quais são as indicações para a realização da lipoaspiração na barriga

 

Sabe aquela gordurinha que teima em ficar localizada no abdome mesmo que você tenha uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas? A lipoaspiração é um procedimento especialmente indicado para esses casos, em que o paciente quer remover a gordura localizada na parte inferior ou superior do umbigo, ou nas laterais do abdome, mas que não precisa remover o excesso de pele.

A lipoaspiração na barriga pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres. Apenas é recomendado que a pessoa esteja próxima do seu peso ideal para que os efeitos sejam os desejados, pois há um limite de gordura que pode ser removido.

A cirurgia de lipoaspiração na barriga não emagrece. O objetivo desse procedimento é melhorar o contorno corporal. Além disso, ele não deverá ser realizado isoladamente em situações de flacidez elevada na região abdominal, como acontece após a gestação, por exemplo. Nesse caso, o ideal é associar a lipoaspiração na barriga com a abdominoplastia.

Como se preparar para a lipoaspiração na barriga

Antes da realização da lipoaspiração na barriga o médico solicitará alguns exames para verificar o estado de saúde do paciente e diminuir o risco de complicações, dependendo de sua avaliação no momento da consulta e da idade do paciente. São eles:

  • Cardíacos;
  • De imagem;
  • De urina;
  • De sangue.

Além disso, pode ser recomendado pelo médico que seja feita dieta líquida nos dois dias anteriores à cirurgia e que a pessoa fique cerca de oito horas em jejum antes do procedimento.

É importante também comunicar ao médico qualquer problema de saúde, incluindo gripes e resfriados, pois nesse caso pode ser necessário adotar outras medidas para que não haja interferência durante a recuperação.

Como é feita a lipoaspiração na barriga

A lipoaspiração na barriga pode ser feita por diferentes técnicas, mas basicamente o procedimento consiste na sucção de gordura com o auxílio de uma cânula e de um aparelho de sucção. O que muda em cada técnica utilizada são as cânulas e a tecnologia aplicada.

Na técnica tradicional, usa-se uma injeção contendo uma solução composta por analgésicos e medicamentos vasoconstritores. Com a cânula acoplada a um aparelho de sucção, puxa-se a gordura para um compartimento.

Há uma variação das cânulas utilizadas no procedimento, o que criou variações de nomes para a lipoaspiração na barriga: vibrolipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e lipo laser. Veja como cada equipamento ajuda na retirada de gordura do corpo.

 

  • Vibrolipoaspiração:a cânula que faz a sucção da gordura vibra, o que auxilia na quebra da gordura e em uma maior retirada do tecido adiposo. Nesta técnica, o tempo cirúrgico é menor que na técnica tradicional;
  • Ultrassônica: a cânula libera um ultrassom e ajuda na retirada da camada de gordura mais rígida, como no caso de homens. Existe ainda um melhor resultado quanto à flacidez, que pode surgir no lugar que teve a gordura retirada;
  • Lipo laser: com essa cânula, o cirurgião plástico derrete a camada de gordura e promove a sua remoção de maneira muito mais fácil e com maior precisão.

Cuidados no pós-operatório

Após a cirurgia de lipoaspiração na barriga, o local costuma ficar inchado e dolorido. Por isso, é preciso tomar a medicação prescrita pelo médico para reduzir a dor e o desconforto. Além disso, é importante que o paciente:

  • Faça caminhadas leves por 15 minutos na primeira semana após a operação;
  • Use cinta e meias apropriadas em tempo integral, inclusive para dormir;
  • Higienize os curativos e seque bem as cicatrizes;
  • Retire os pontos somente com o médico responsável pela cirurgia. Em média, eles são retirados entre sete e 14 dias após o procedimento;
  • Evite dormir sobre o local em que a gordura foi aspirada;
  • Faça drenagem linfática para evitar o acúmulo de líquidos;
  • Tenha uma alimentação leve e saudável.

Resultados da lipoaspiração na barriga

Depois da cirurgia, o paciente fica com o corpo mais delineado, além de perder algum peso devido à remoção da gordura localizada. Mas é apenas após um mês que os resultados podem ser claramente observados, pois a pessoa já não está inchada. Os resultados definitivos só começam a surgir após seis meses.

A lipoaspiração na barriga praticamente não deixa cicatrizes, pois são feitos pequenos cortes em locais pouco visíveis, como nas dobras ou no interior do umbigo.

A escolha do médico é o passo mais importante para quem deseja fazer uma lipoaspiração na barriga. Procure um profissional de confiança e especializado nesse tipo de procedimento.

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?