Fale conosco pelo WhatsApp

7 exercícios para perder mama masculina

Peitoral de mama masculina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios para perder mama masculina.

O crescimento mamário nos homens é uma situação incômoda que pode ser causada pelo acúmulo de gordura, uma condição chamada lipomastia e que pode ser tratada por meio de exercícios para perder mama masculina. Existe, ainda, a ginecomastia, que consiste em uma condição clínica.

Entender as diferenças entre lipomastia e ginecomastia é fundamental para saber quando os exercícios para perder mama masculina funcionam e quais as melhores opções. Além disso, é possível entender se recorrer aos exercícios para redução da ginecomastia é, de fato, uma opção de tratamento.

Quais as diferenças entre ginecomastia e lipomastia?

A lipomastia consiste no acúmulo de tecido adiposo — gordura — na região mamária dos homens, causando um aumento das mamas devido ao ganho de peso que também se manifesta em outros locais do corpo, especialmente no abdômen.

Já a ginecomastia consiste no crescimento das glândulas mamárias em decorrência de alterações hormonais, ocorrendo principalmente na puberdade, mas também pode ser causada por fatores externos — como uso de anabolizantes, antidepressivos e anti-hipertensivos.

A lipomastia e a ginecomastia, portanto, são condições distintas. Enquanto os exercícios para perder mama masculina são uma boa opção para tratamento do acúmulo de gordura nas mamas, os exercícios para redução da ginecomastia não trarão resultados ao paciente. Isso acontece porque a alteração clínica demanda tratamento medicamentoso para controle hormonal ou realização da cirurgia plástica para redução das mamas masculinas.

Assim, conhecer melhor as condições e suas causas é fundamental para entender o papel dos exercícios para perder mama masculina e em quais tipos de tratamentos eles se encaixam.

7 exercícios para perder mama masculina

Uma vez que não existem exercícios para redução da ginecomastia, é possível praticar exercícios para perder mama masculina causada pela lipomastia. Conheça, a seguir, 7 práticas para perder gordura e fortalecer o peitoral.

1. Assento estático

Consiste em encostar em uma parede como se estivesse sentado em uma cadeira, mantendo a posição por 30 segundos e fazendo 10 repetições.

2. Bicycle crunch

Deitado no chão, flexione os joelhos. Estique braço e perna direitos ao mesmo tempo em que retrai os membros esquerdos, mantenha o exercício alternando os lados e com a cabeça levemente elevada.

3. Step up

Para esse exercício, é preciso ter um banco para auxiliar os movimentos. Coloque o pé direito em cima do banco, em superfície nivelada, e movimente-se para cima, para que o pé esquerdo suba no banco. Alterne os lados e, se preferir, use halteres para aumentar o nível de dificuldade da prática.

4. Flexões

Nesse exercício para perder mama masculina, as mãos devem estar voltadas para a parte interna e sobrepostas, de forma que o movimento da flexão trabalhe mais intensamente o peitoral para queimar gordura e promover fortalecimento.

5. Supino

Pode ser feito com barra ou halteres, sendo necessário esticar e dobrar os cotovelos com foco no fortalecimento dos braços e ativação da musculatura do peitoral.

6. Crucifixo

Usando halteres compatíveis com seu condicionamento físico, deite-se e faça movimentos para abrir horizontalmente os braços e erguê-los novamente para que se encontrem em frente do rosto.

7. Corrida

Trata-se de um exercício aeróbico básico que contribui diretamente na perda de gordura e ajuda na redução geral das medidas, incluindo das mamas.

Diferentemente das atividades com foco na queima de gordura abdominal, que é potencializada pela liberação de adrenalina, a gordura na região das mamas não responde da mesma forma a esse hormônio.

Dessa forma, a recomendação é que os exercícios para perder mama masculina sejam realizados em ritmo moderado e período prolongado, entre 40 e 60 minutos, mesmo os aeróbicos como a corrida, bicicleta e natação.

Saber que não existem exercícios para redução da ginecomastia é fundamental para buscar auxílio médico especializado quando identificar o problema. Além do crescimento de uma ou ambas as mamas, sintomas associados incluem sensibilidade, inchaço local, rigidez dos tecidos e alteração na aparência da aréola.

Caso identifique as alterações, agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra para saber sobre essa e outras cirurgias de mama.

 

Fontes:

Rede D’Or São Luiz;

Manual MSD.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?