Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

10 Dicas para Cirurgia de Lipoaspiração

Realização de cirurgia de lipoaspiração
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O que você precisa saber para que o procedimento seja seguro e traga os resultados esperados

A cirurgia de lipoaspiração é indicada para retirar o excesso de gordura localizada em uma determinada área do corpo, como abdome, coxas, flancos, costas ou braços, entre outras. O objetivo do procedimento é melhorar o contorno corporal, deixando-o mais harmônico.

Como é feita a cirurgia de lipoaspiração?

Antes do procedimento, o médico solicitará a realização de alguns exames e ajustará ou suspenderá algumas medicações que o paciente possa estar em uso. No dia da cirurgia de lipoaspiração:

  • O cirurgião marca na pele o local em que a gordura será retirada;
  • Aplica a anestesia, que pode ser local ,peridural ou geral;
  • Realiza pequenas incisões no local para que seja introduzida uma cânula, conectada a uma mangueira que produz vácuo, que promoverá a sucção da gordura localizada.

Separamos neste texto dez coisas que você deve saber antes de fazer uma cirurgia de lipoaspiração para que o procedimento seja seguro e tenha bons resultados. Confira:

Dicas essenciais sobre lipoaspiração

1 — Lipoaspiração não emagrece

A cirurgia de lipoaspiração não é indicada para quem está muito acima do peso. Ela não é um procedimento para perda de peso, mas sim para definição corporal. O ideal é tentar atingir um peso adequado para sua estrutura física. Emagrecer antes da lipoaspiração ajuda a manter a harmonia visual do corpo e ainda evita o surgimento de flacidez causada pela perda de peso que ocorre depois do procedimento.

2 — A gordura pode ser reaproveitada

O tecido adiposo retirado da cirurgia de lipoaspiração pode ser aplicado em outra região: é possível utilizar a gordura para preencher áreas do corpo que perderam volume, como glúteos, ou para corrigir depressões.

3 — Há um limite da quantidade de gordura que pode ser retirada

Segundo decreto do Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente, o que já é bastante.

4 — É possível ganhar peso depois da cirurgia de lipoaspiração

Isso ocorre porque o corpo se acostumou a uma quantidade de gordura. Quando ele se vê sem ela, a tendência é tentar recuperá-la. Por isso é tão importante seguir uma rotina de vida mais saudável, com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas.

5 — O resultado da cirurgia de lipoaspiração só aparece após 3 meses

O resultado efetivo só pode ser observado 3 a 6 meses depois do procedimento, pois o inchaço demora um pouco a desaparecer. Já a cicatrização completa da cirurgia de lipoaspiração só acontece depois de dois anos.

6 — É necessário ter cuidado no pós-operatório

Após a cirurgia de lipoaspiração, o local costuma ficar inchado e dolorido. Por isso, é preciso tomar a medicação indicada para reduzir a dor e o desconforto. Além disso, o médico pode recomendar:

  • Fazer caminhadas leves por 15 minutos na primeira semana após a operação;
  • Usar cinta em tempo integral, inclusive para dormir;
  • Higienizar os curativos e secar bem as cicatrizes;
  • Evitar dormir sobre de lado;
  • Fazer drenagem linfática: esse procedimento sempre é indicado após uma cirurgia, pois ele ajuda a eliminar o excesso de líquidos, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores pós-cirúrgicas;
  • Não dirigir nos primeiros dias;
  • Evitar expor o local da cirurgia de lipoaspiração ao sol nos primeiros 30 dias;
  • Exercícios físicos mais pesados só devem voltar a ser realizados após dois meses.

7 — Se engordar muito, a barriga pode ficar estranha

Infelizmente, muita gente volta a ganhar peso depois de uma cirurgia de lipoaspiração. E quando isso acontece, a gordura tende a se acumular nas áreas que não foram submetidas ao procedimento, deixando a região do corpo desproporcional.

8 — Toda cirurgia envolve riscos

A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento seguro. Porém, como toda cirurgia, envolve riscos. Por isso, deve-se procurar um profissional qualificado e experiente nesse tipo de cirurgia.

9 — A cirurgia de lipoaspiração demora cerca de uma a 2 horas

O tempo da cirurgia depende de dois fatores: quanta gordura há para retirar — quanto mais volume, mais demorado será o procedimento.

10 — Nunca faça cirurgias em clínicas e consultórios médicos

Clínicas e consultórios não possuem toda a estrutura necessária para uma cirurgia de lipoaspiração.

A cirurgia de lipoaspiração pode ser realizada em homens e mulheres. O critério principal é ser avaliado por um bom cirurgião plástico para descobrir se não há risco que impeça a cirurgia.

Fontes

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Alexandre Senra.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?