Como escolher um cirurgião plástico?

Cirurgião Plástico e assistente realizando procedimento

A realização de uma cirurgia plástica é um momento repleto de expectativas para o paciente. No processo de preparo para o procedimento, é comum que os pacientes busquem informações acerca da cirurgia, sendo que uma das dúvidas que surgem neste momento é como escolher um cirurgião plástico.

Para saber como escolher um cirurgião plástico é preciso ter em mente que o processo exige atenção e dedicação. Afinal, este profissional será responsável por fazer uma mudança significativa no corpo, portanto, deve oferecer o melhor em atendimento e segurança.

Confira a seguir quais critérios devem ser utilizados ao definir qual será seu cirurgião plástico.

O que considerar ao escolher um cirurgião plástico?

O Brasil é um dos países com o maior número de procedimentos estéticos realizados no mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês), o Brasil aparece em segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Isso mostra o quanto a cirurgia plástica é procurada e realizada entre os brasileiros.

Por conta desse mercado abrangente, os pacientes que querem entender como escolher um cirurgião plástico se veem diante de uma série de opções de profissionais para realizar o procedimento. Para determinar qual é o ideal é preciso considerar os seguintes fatores:

Qualificação do profissional

A formação do médico escolhido, bem como a instituição na qual ele fez a residência médica, são ótimos indicadores da qualidade e profissionalismo do cirurgião. Além disso, também é fundamental verificar se o profissional é membro ativo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) — duas das entidades mais importantes do setor, possuindo ainda o título de especialista pela Associação Brasileira Médica (AMB).

Ambos os registros podem ser confirmados nos sites oficiais de cada instituição. Vale a pena verificar, também, se o cirurgião faz parte de outras instituições de renome do setor. O Dr. Alexandre Senra, por exemplo, possui registro ativo na SBCP e no CFM e é membro das seguintes instituições:

  • Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
  • International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS);
  • American Society of Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS);
  • American Society of Plastic Surgeons (ASPS);
  • International Confederation for Plastic Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS);
  • Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Opinião de pacientes antigos

Quando o assunto é como escolher um cirurgião plástico obter a avaliação de quem já se submeteu a um procedimento com o profissional é de extrema relevância, além de ajudar a esclarecer se o cirurgião plástico é confiável. Isso pode ser feito tanto com amigos e familiares quanto com uma pesquisa na internet, uma vez que atualmente é possível compartilhar as opiniões sobre serviços em fóruns e sites especializados.

Outra atitude que ajuda no processo de escolha do cirurgião plástico é saber se o profissional já atendeu executivos ou celebridades. Isso demonstra o quanto o trabalho do profissional é requisitado e de qualidade.

Credenciamento nos principais hospitais da cidade

Um cirurgião plástico deve garantir ao paciente um ambiente adequado e seguro para a realização do procedimento. Logo, é indicado escolher o cirurgião que é credenciado nos principais hospitais da cidade.

Considerando que os hospitais renomados possuem uma infraestrutura e equipe de alta qualidade, alto rigor na constituição de seu corpo clínico, além de serem devidamente autorizados e fiscalizados pela Vigilância Sanitária, a escolha do cirurgião cadastrado nesses hospitais é essencial para um procedimento mais tranquilo e seguro.

Como escolher um cirurgião plástico: vantagens para o paciente

O paciente que sabe como escolher um cirurgião plástico obtém os seguintes benefícios:

· Segurança na realização do procedimento;

· Instalações médicas de alto padrão;

· Pré-operatório adequado;

· Resultados mais satisfatórios;

· Redução dos riscos no pós-operatório.

O processo para descobrir como escolher um cirurgião plástico pode até ser um pouco longo, porém, é necessário para garantir uma cirurgia segura e que esteja à altura das expectativas do paciente. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS);

American Society of Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS).