Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

3 cirurgias para retirar gordura localizada na barriga

Médico fazendo aplicação em gordura localizada no abdome - cirurgia para retirar gordura localizada na barriga
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as opções de cirurgia para retirar gordura localizada na barriga e também o que fazer quando esses sinais são acompanhados de flacidez abdominal

A cirurgia para retirar gordura localizada na barriga é uma das mais procuradas por homens e mulheres que desejam amenizar essa desconfortável característica de seu corpo, tornando o abdome mais definido e modelado.

A principal cirurgia plástica recomendada para remover depósitos de gordura localizada do abdome ou outras regiões do corpo (como flancos, costas, glúteos e pernas) é a lipoaspiração, mas existem diferentes técnicas que podem ser definidas de acordo com os objetivos do paciente.

Qual a cirurgia para retirar gordura localizada na barriga?

Um aspecto relevante sobre a cirurgia para retirar gordura localizada na barriga é que ela não deve ser realizada com o intuito de emagrecer. A perda de peso não está diretamente associada à amenização dos depósitos.

O recomendado é que o paciente esteja no peso ideal, ou próximo dele, apenas com alguns depósitos de gordura localizada na barriga — que podem ser amenizados ou eliminados cirurgicamente. Entenda melhor a seguir:

Lipoaspiração

A lipoaspiração tradicional é uma técnica pela qual o cirurgião plástico consegue eliminar depósitos de gordura mais salientes, como nos flancos ou aqueles logo abaixo do umbigo — que são conhecidos como “pancinha”.

Nesses casos, utiliza-se uma solução tumescente e movimentos de vai e vem para deslocar as células adiposas dos tecidos adjacentes e, posteriormente, aspirá-las por meio de um aparelho específico para esse fim.

Lipoaspiração HD

A lipoaspiração HD (alta definição) é outra técnica do mesmo tipo de cirurgia plástica. A proposta do método é um pouco distinta, sendo indicado para pacientes com boa definição corporal, mas que almejam destacar os músculos, com um abdome mais desenhado.

Para alcançar os resultados almejados é relevante que o paciente faça atividades físicas regulares, tenha uma alimentação balanceada, esteja dentro do peso ideal e tenha algum nível de definição abdominal que poderá ser potencializada com a cirurgia plástica.

A principal diferença é a técnica e aparelho de lipoaspiração utilizados, que permitem a remoção dos depósitos de gordura localizada que são mais aderentes ao músculo.

Lipoescultura

A lipoescultura também é uma cirurgia para retirar gordura localizada na barriga. Nesse caso, pode-se usar tanto a lipoaspiração tradicional como a HD na primeira fase do procedimento.

Após a remoção dos depósitos de gordura, a substância extraída é tratada dentro do próprio centro cirúrgico com remoção do sangue e anestésico. O resultado são células adiposas limpas que podem ser reaplicadas no paciente.

Com isso, a gordura autógena é utilizada em locais estratégicos para contribuir na definição corporal ou mesmo no aumento do volume, valorizando a silhueta.

A escolha de qual técnica de lipoaspiração ou a associação do procedimento com a escultura corporal depende de uma avaliação especializada do cirurgião plástico, os objetivos e expectativas do paciente e as características do caso.

Como tratar flacidez abdominal?

Um fator importante é que, muitas vezes, a gordura localizada na barriga é acompanhada do excesso de pele, causando uma flacidez abdominal que é bastante incômoda para homens e mulheres.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para amenização da flacidez na barriga, podendo também ser associada à lipoaspiração quando o paciente apresenta os dois incômodos.

Na abdominoplastia, ou mini abdominoplastia caso os depósitos de pele não sejam extensos, é realizada uma incisão cirúrgica vertical e/ou horizontal para retirada do excesso de pele e, se necessário, a musculatura abdominal é suturada para um abdome mais plano e definido.

A união entre a lipoaspiração e a abdominoplastia deve ser avaliada por um cirurgião plástico especializado e apto a analisar se a junção dos procedimentos é segura e atende às demandas e expectativas estéticas do paciente.

Portanto, a escolha de qual cirurgia para retirar gordura localizada na barriga é a mais apropriada ao caso depende das especificidades do caso e da análise especializada. Quer saber mais?

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Alexandre Senra.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?