Procedimento visa remodelar o contorno corporal, dando mais harmonia e beleza ao corpo. Saiba quando é indicado e os cuidados necessários
A cirurgia de abdominoplastia é um procedimento estético realizado com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdome, o que ajuda a diminuir a flacidez e a remover eventuais estrias da barriga.
Ela é indicada para pessoas que perderam muito peso, como nos casos de cirurgia bariátrica, ou após a gravidez, duas situações que podem deixar a região abdominal muito flácida. O objetivo é garantir um aspecto mais bonito ao abdome e uma silhueta mais harmônica.
Existem três tipos de cirurgia de abdominoplastia. Cada um tem função e propósito diferentes, dependendo do perfil e desejos de cada paciente.
Miniabdominoplastia: é indicada para pacientes que precisam remover apenas um pouco de excesso de pele. Ela requer uma incisão menor e não é necessário mexer na posição do umbigo.
- Abdominoplastia clássica: este tipo de cirurgia de abdominoplastia é realizado quando é preciso remover bem mais tecido e, principalmente, gordura. Na clássica, há o reposicionamento do umbigo.
- Abdominoplastia em âncora: é indicada para quem perdeu peso rapidamente, resultando em um grande excesso de pele. Neste caso, a cicatriz da abdominoplastia se assemelha a uma âncora.
Índice
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia
A cirurgia de abdominoplastia consiste na remoção de gorduras e peles em excesso, reaproximando a musculatura e remodelando o contorno corporal. Durante o procedimento, o cirurgião faz uma incisão em formato de linha acima da região púbica, que se estende até as laterais do quadril.
O tamanho dessa linha vai depender do volume a ser corrigido. Em seguida, ele remove as sobras, corrige a flacidez muscular e reposiciona a pele. A cicatriz umbilical é reimplantada ao final do procedimento.
A cicatriz da cirurgia de abdominoplastia fica semelhante à do parto cesárea, ou seja, na linha da roupa íntima. A cicatrização completa ocorre cerca de um ano após o procedimento. Pode acontecer, em alguns casos, como quando a pele apresenta pouca elasticidade, do cirurgião usar o modo de incisão chamado de T Invertido, no qual é feito um pequeno traço vertical que complementa a incisão inferior.
O procedimento é realizado com anestesia peridural ou raquidiana com sedação, ou com anestesia geral, e demora cerca de duas a quatro horas.
Cuidados pré-operatórios da cirurgia de abdominoplastia
Antes de realizar o procedimento, pode ser necessário:
- Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Parar de fumar cerca de 30 dias antes da cirurgia;
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento;
- Fazer jejum de oito horas, inclusive de água;
- Fazer uma refeição leve na véspera da cirurgia de abdominoplastia.
Cuidados no pós-operatório da cirurgia de abdominoplastia
Em geral, é recomendado que o paciente fique internado de um a dois dias após a realização da cirurgia de abdominoplastia. Nesse período, é normal sentir dor e sensibilidade na região operada. O abdômen também pode apresentar inchaço e hematomas nos primeiros dias, mas a tendência é que esses desconfortos desapareçam gradualmente ao longo da primeira semana.
É recomendado ao paciente:
- Fazer repouso por duas semanas;
- Dormir deitado de costas, como o tronco elevado e as pernas flexionadas com os joelhos apoiados sobre três travesseiros nos primeiros sete a dez dias;
- Evitar fazer esforço físico ou levantar peso nos primeiros 30 dias;
- Retirar os curativos no segundo dia, quando então pode-se tomar um banho completo;
- Andar com o corpo ligeiramente curvado nos primeiros cinco dias após a cirurgia, evitando subir escadas muito longas;
- Usar cinta modeladora durante as 24 horas do dia, nos primeiros 30 dias, retirando-a apenas para tomar banho e cuidar dos curativos; a cinta deve ser usada, inclusive, para dormir. Nos 30 dias subsequentes, ela pode ser usada apenas à noite;
- Ter uma alimentação rica em fibras, com frutas, legumes e verduras;
- Fazer uso das medicações prescritas pelo médico para minimizar dores e reduzir os riscos de infecção;
- Iniciar a drenagem linfática manual sete dias após a cirurgia de abdominoplastia.
O comprometimento do paciente e seu cuidado em seguir às recomendações médicas é essencial para alcançar resultados satisfatórios e uma recuperação plena.
Os resultados definitivos da cirurgia de abdominoplastia poderão ser observados cerca de seis a 18 meses após o procedimento. Vale lembrar que, por mais que os resultados alcançados sejam tecnicamente permanentes, é necessário que o paciente adote uma rotina de vida mais saudável, com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.
Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia de abdominoplastia também apresenta riscos, por isso, o primeiro passo para quem quer se submeter ao procedimento é consultar um cirurgião especializado. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Alexandre Senra e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
Fontes: