Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Como é a cicatriz de abdominoplastia?

Mulher com as mãos na região abdominal - cicatriz de abdominoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cicatriz de abdominoplastia passa por etapas, sendo que o resultado definitivo pode ser observado cerca de 18 meses após o procedimento

A cicatriz de abdominoplastia é uma preocupação comum de pacientes que desejam realizar essa cirurgia plástica com o receio de que o sinal fique muito aparente ou tenha uma cicatrização inestética.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica para remoção do excesso de flacidez abdominal, fazendo com que a região fique mais reta e firme após a intervenção. O tratamento é indicado após uma perda de peso significativa, múltiplas gestações ou pessoas com tendência à flacidez na barriga.

Como é realizada a abdominoplastia?

A abdominoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar após indicação de um cirurgião plástico e avaliação do estado de saúde do paciente, confirmando que ele está apto à intervenção cirúrgica.

A cirurgia plástica é realizada com anestesia peridural, raquidiana ou geral, e tem duração entre duas e três horas. Durante o procedimento, o cirurgião plástico faz uma incisão em T invertido, circundando o umbigo, descendo em vertical até o baixo ventre e fazendo então uma incisão horizontal.

Essa incisão é necessária para que seja possível remover o excesso de pele no local e fazer a sutura dos músculos reto-abdominais, evitando a distensão abdominal que torna o abdome flácido.

Além disso, pode ser necessário o reposicionamento do umbigo, uma vez que o tecido sobressalente será removido, mudando a estética da região.

A abdominoplastia não inclui a remoção de depósitos de gordura localizada da região abdominal. Caso esse seja o desejo do paciente o procedimento deve ser associado à lipoaspiração que, apesar de aumentar a complexidade da intervenção, tem cicatrizes discretas.

Quais os cuidados no pós-operatório?

A paciente recebe alta hospitalar em cerca de 12 horas, sendo que deverá iniciar os cuidados pós-operatórios em casa — o que é fundamental para a qualidade da recuperação e da cicatriz de abdominoplastia. Eles incluem:

  • Repouso total de 7 dias com retomada aos poucos das atividades diárias mais leves;
  • Fazer leves caminhadas em casa para evitar quadros de trombose nos membros inferiores;
  • Fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação médica para mitigar os efeitos colaterais da cirurgia;
  • Ter uma alimentação saudável e rica em fibras para evitar constipação e gases que podem causar desconfortos e prejudicar a cicatrização;
  • Fazer uso contínuo da cinta modeladora pós-operatória que garante a estabilidade para os tecidos, melhora a cicatrização e reduz o inchaço;
  • Fazer a higienização da cicatriz de abdominoplastia com água e sabão neutro, secando corretamente a região para evitar acúmulo de líquidos;
  • Evitar fazer esforço físico e pegar peso por, pelo menos, 15 dias. Pois isso pode abrir os pontos e comprometer a recuperação e a estética da cicatriz;
  • Retomar as atividades físicas apenas com orientação médica, o que costuma acontecer entre 30 e 90 dias a depender do tipo e intensidade do exercício;
  • Não tomar sol na região operada por cerca de 30 dias, o que pode escurecer o local e prejudicar a cicatrização.

Esses cuidados interferem diretamente na recuperação do paciente e também no resultado da cicatriz de abdominoplastia.

Como fica a cicatriz de abdominoplastia?

Como em toda cirurgia, a cicatriz de abdominoplastia passará por fases enquanto o organismo se recupera do trauma cirúrgico. Essas etapas incluem:

  • No período imediato de 30 dias após a cirurgia plástica, a cicatriz será um pouco visível e, em alguns casos, pode apresentar uma leve reação aos pontos ou curativo, o que deve ser apresentado ao médico no retorno;
  • Entre o primeiro e o 12º mês depois da abdominoplastia, a cicatriz fica mais espessa e o tom passa do vermelho para o marrom, começando a clarear aos poucos, o que é natural;
  • O período tardio vai do 12 ao 18º mês após a cirurgia e é quando ela adquire um tom mais claro, próximo da tonalidade da pele e com o aspecto definitivo, sendo que qualquer avaliação da cicatriz deve ser realizada após esse prazo.

Portanto, a cicatriz de abdominoplastia vai do umbigo ao baixo ventre, mas é discreta e apresenta um resultado estético satisfatório após um ano e meio, caso não haja complicações. Qualquer alteração significativa deve ser informada ao cirurgião plástico responsável.

Fontes:

 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Saúde.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?