Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Saiba o que fazer antes e depois da lipoaspiração

Mulher de lingerie com fita métrica na região da barriga - antes e depois da lipoaspiração
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Cuidados antes e depois da lipoaspiração interferem na segurança do procedimento, tranquiliza a paciente e gera resultados estéticos mais satisfatórios. Veja quais são eles!

Os cuidados antes e depois da lipoaspiração são indispensáveis para resultados estéticos satisfatórios com essa que é uma das principais cirurgias plásticas realizadas no Brasil.

A lipoaspiração é a cirurgia plástica recomendada para eliminação de depósitos de gordura localizada, como nos flancos, abdome, glúteos, costas, coxas e outros. Além da cirurgia tradicional, também existem variações da técnica, como a Lipo a Laser, com a lipo HD e a mini lipo.

Cuidados antes e depois da lipoaspiração: quais são eles?

Entender os cuidados e o que fazer antes e depois da lipoaspiração é fundamental para que a paciente tenha resultados mais satisfatórios, não apenas esteticamente, mas que o processo seja mais tranquilo, consciente e seguro.

Antes da lipoaspiração

A fase antes da lipoaspiração é aquela na qual a paciente se informa e se prepara para realização da cirurgia plástica. Ela inclui diferentes etapas:

  • Escolha do cirurgião plástico: todas as instruções referentes ao antes e depois da lipoaspiração, assim como os riscos e benefícios do procedimento, devem ser apresentados ao paciente pelo cirurgião plástico. Dessa forma, é fundamental a escolha de um profissional experiente, qualificado e membro ( no mínimo especialista) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, o especialista fará toda a avaliação do caso, indicando se o procedimento é apropriado ao indivíduo e às necessidades e expectativas do paciente. Todas as dúvidas e inseguranças devem ser apresentadas ao cirurgião plástico, que é o mais apto a esclarecer essas questões e tranquilizar a paciente sobre as etapas do antes e depois da lipoaspiração;
  • Hábitos: a revisão dos hábitos pode ser necessária antes da lipoaspiração, considerando que os resultados do procedimento só serão satisfatórios com a manutenção de atividades físicas e alimentação balanceada, durante a etapa de recuperação cirúrgica. Também é importante que o paciente revise e retire hábitos prejudiciais, como o tabaco e consumo demasiado de bebidas alcoólicas;
  • Exames médicos: antes da lipoaspiração, o cirurgião plástico solicitará uma série de exames que permitem ver o estado geral de saúde do paciente, o que é fundamental para uma intervenção mais segura e uma recuperação sem complicações. Eles podem incluir exames de sangue, como hemograma, coagulograma, glicemia, exames cardíacos como o eletrocardiograma e de urina;
  • Pré-operatório: o pré-operatório é o período imediatamente anterior à lipoaspiração, e inclui interromper o uso de alguns medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, por exemplo, o jejum de 8 horas que antecede a cirurgia e o comparecimento no hospital seguindo as instruções da equipe médica.

Depois da lipoaspiração

O antes e depois da lipoaspiração estão relacionados de forma, que quanto melhores forem os cuidados que antecedem a cirurgia, melhor será o encaminhamento posterior, com uma recuperação mais satisfatória e rápida.

Os cuidados do pós-operatório da lipoaspiração são aqueles que interferem diretamente na recuperação e cicatrização. Eles incluem:

  • Fazer cerca de 7 dias de repouso relativo;
  • Não retomar exercícios físicos por, pelo menos, um mês, aguardando a alta médica;
  • Usar a cinta modeladora pós-operatória constantemente, de forma que ela só seja retirada para o banho;
  • Fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação médica;
  • Higienizar as incisões cirúrgicas com água e sabão neutro, secando a região corretamente em seguida.

No antes e depois da lipoaspiração, o cirurgião plástico deve ser avisado de qualquer alteração de saúde. No pós-operatório, por exemplo, sintomas como febre, dores, vermelhidão ou cheiro ruim nas incisões devem ser imediatamente informados à equipe médica.

Expectativas e resultados

Apesar de os primeiros resultados da lipoaspiração ficarem visíveis já no primeiro mês, eles serão mais evidentes e satisfatórios cerca de 6 meses após a cirurgia.

Além disso, é importante que as expectativas estejam alinhadas, uma vez que há um limite na quantidade de gordura corporal que pode ser removida e a paciente deve ter consciência da necessidade de manutenção dos resultados por meio da alimentação balanceada, exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Portanto, o antes e depois da lipoaspiração demandam cuidados diversos com a saúde física e emocional da paciente, o que garante melhores resultados estéticos e satisfação com os resultados da cirurgia plástica.

 

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?