Cuidados antes e depois da lipoaspiração interferem na segurança do procedimento, tranquiliza a paciente e gera resultados estéticos mais satisfatórios. Veja quais são eles!
Os cuidados antes e depois da lipoaspiração são indispensáveis para resultados estéticos satisfatórios com essa que é uma das principais cirurgias plásticas realizadas no Brasil.
A lipoaspiração é a cirurgia plástica recomendada para eliminação de depósitos de gordura localizada, como nos flancos, abdome, glúteos, costas, coxas e outros.
Além da cirurgia tradicional, também existem variações da técnica, como a Lipo a Laser, com a lipo HD e a mini lipo.
Índice
Cuidados antes e depois da lipoaspiração: quais são eles?
Entender os cuidados e o que fazer antes e depois da lipoaspiração é fundamental para que a paciente tenha resultados mais satisfatórios, não apenas esteticamente, mas que o processo seja mais tranquilo, consciente e seguro.
Antes da lipoaspiração
A fase antes da lipoaspiração é aquela na qual a paciente se informa e se prepara para realização da cirurgia plástica. Ela inclui diferentes etapas:
- Escolha do cirurgião plástico: todas as instruções referentes ao antes e depois da lipoaspiração, assim como os riscos e benefícios do procedimento, devem ser apresentados ao paciente pelo cirurgião plástico. Dessa forma, é fundamental a escolha de um profissional experiente, qualificado e membro ( no mínimo especialista) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, o especialista fará toda a avaliação do caso, indicando se o procedimento é apropriado ao indivíduo e às necessidades e expectativas do paciente. Todas as dúvidas e inseguranças devem ser apresentadas ao cirurgião plástico, que é o mais apto a esclarecer essas questões e tranquilizar a paciente sobre as etapas do antes e depois da lipoaspiração;
- Hábitos: a revisão dos hábitos pode ser necessária antes da lipoaspiração, considerando que os resultados do procedimento só serão satisfatórios com a manutenção de atividades físicas e alimentação balanceada, durante a etapa de recuperação cirúrgica. Também é importante que o paciente revise e retire hábitos prejudiciais, como o tabaco e consumo demasiado de bebidas alcoólicas;
- Exames médicos: antes da lipoaspiração, o cirurgião plástico solicitará uma série de exames que permitem ver o estado geral de saúde do paciente, o que é fundamental para uma intervenção mais segura e uma recuperação sem complicações. Eles podem incluir exames de sangue, como hemograma, coagulograma, glicemia, exames cardíacos como o eletrocardiograma e de urina;
- Pré-operatório: o pré-operatório é o período imediatamente anterior à lipoaspiração, e inclui interromper o uso de alguns medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, por exemplo, o jejum de 8 horas que antecede a cirurgia e o comparecimento no hospital seguindo as instruções da equipe médica.
Depois da lipoaspiração
O antes e depois da lipoaspiração estão relacionados de forma, que quanto melhores forem os cuidados que antecedem a cirurgia, melhor será o encaminhamento posterior, com uma recuperação mais satisfatória e rápida.
Os cuidados do pós-operatório da lipoaspiração são aqueles que interferem diretamente na recuperação e cicatrização. Eles incluem:
- Fazer cerca de 7 dias de repouso relativo;
- Não retomar exercícios físicos por, pelo menos, um mês, aguardando a alta médica;
- Usar a cinta modeladora pós-operatória constantemente, de forma que ela só seja retirada para o banho;
- Fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação médica;
- Higienizar as incisões cirúrgicas com água e sabão neutro, secando a região corretamente em seguida.
No antes e depois da lipoaspiração, o cirurgião plástico deve ser avisado de qualquer alteração de saúde. No pós-operatório, por exemplo, sintomas como febre, dores, vermelhidão ou cheiro ruim nas incisões devem ser imediatamente informados à equipe médica.
Expectativas e resultados
Apesar de os primeiros resultados da lipoaspiração ficarem visíveis já no primeiro mês, eles serão mais evidentes e satisfatórios cerca de 6 meses após a cirurgia.
Além disso, é importante que as expectativas estejam alinhadas, uma vez que há um limite na quantidade de gordura corporal que pode ser removida e a paciente deve ter consciência da necessidade de manutenção dos resultados por meio da alimentação balanceada, exercícios físicos e hábitos saudáveis.
Portanto, o antes e depois da lipoaspiração demandam cuidados diversos com a saúde física e emocional da paciente, o que garante melhores resultados estéticos e satisfação com os resultados da cirurgia plástica.
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra;