Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

10 mitos e verdades sobre a lipo

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Muitos interessados sentem-se inseguros em realizar a lipo por não estarem familiarizados com o procedimento, seus riscos e indicações

Mesmo com os esforços para manter a silhueta – alimentação balanceada e atividade física – a gordura localizada pode persistir em partes específicas do corpo, causando incômodos estéticos. Isso pode acontecer por diversos motivos, a realização de uma lipoaspiração (a popular lipo) pode ajudar a eliminar o restante da gordurinha.

Durante esta intervenção cirúrgica, o especialista injeta líquidos (Soro Fisiológico) para amolecer as células do tecido adiposo e utiliza cânulas para sugar toda essa gordura. Ainda há a opção de fazer a lipo a laser, em que o calor ajuda a dissolver a gordura, além de gerar calor na camada interna, o que ajuda na cicatrização e estimula a produção de colágeno.

A lipoaspiração é indicada para aqueles que atingiram seu peso ideal e, apesar dos esforços, apresentam gordura localizada em “papada”, braços, abdome, região interna de joelhos e pernas, coxas, glúteos, costas, cintura.

Saiba mais sobre a lipo

Na maioria das vezes, as complicações não decorrem da lipoaspiração em si, mas de problemas inerentes a qualquer intervenção desse porte — como intercorrências anestésicas.  Por isso, opte por um centro cirúrgico bem equipado e especialistas devidamente preparados para solucionar qualquer adversidade.

Apesar de pouco invasiva, a lipo exige do especialista muito conhecimento de anatomia e técnicas. Portanto, apenas um cirurgião plástico qualificado e experiente pode executá-la, isso significa que não pode ser feita por um médico estético, ou seja , formado em medicina , mas sem a formação específica para executar a cirurgia plástica como especialista , dois anos de cirurgia geral, mais três anos de cirurgia plástica , período de formação para se pleitear o título de especialista em cirurgia plástica junto a SBCP(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)  e a AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM( Conselho Federal de Medicina) .

Mitos e verdades sobre a lipo

Muitas informações errôneas a respeito da lipoaspiração circulam na internet e conversas, influenciando negativamente na hora da pessoa decidir por fazer o tratamento. Conheça mais sobre esses mitos e verdades para considerar a lipoaspiração em seus procedimentos estéticos:

  • A lipoaspiração não é capaz de eliminar a celulite, apesar de melhorar seu aspecto ao retirar a gordura e liquído;
  • Apesar de contar com pequenos cortes, na lipo, a região a ser aspirada pode ser grande e apresentar alguma dor após a cirurgia. Por isso, o médico costuma prescrever analgésicos para suavizar o mal-estar;
  • Manter uma alimentação equilibrada melhora os resultados do tratamento, uma vez que, quanto mais baixa a quantia de gordura a ser retirada, mais tranquilo será o pós-operatório;
  • Somente com intervenção cirúrgica pode-se eliminar a gordurinha localizada de uma pessoa com o peso ideal e praticante de exercícios físicos;
  • A lipo é indicada a partir dos 18 anos em média (podendo ser realizada em idades menores mediante a avaliação médica), desde que nos exames pré-cirúrgicos demonstrem que o paciente apresenta as condições físicas adequadas;
  • A intervenção não serve como alternativa para o emagrecimento, muito pelo contrário: o paciente precisa estar com seu índice de massa corporal idela para realizá-la;
  • A grande vantagem está na técnica poder ser aplicada em todas as regiões com gordura localizada, como barriga, culote, dorso, entre outras. Nos homens, também pode-se sugar a gordura da região peitoral;
  • A lipo não soluciona de modo permanente a gordura localizada, pois o tecido adiposo poderá se formar novamente, caso o paciente deixe de cuidar da sua alimentação e volte a ganhar peso.

Resultados da lipoaspiração

O tratamento não deixa marcas, apesar de ser invasivo. Todo o processo acontece de forma subcutânea, por isso seguir as orientações do médico influenciam numa recuperação tranquila.

A lipo deve ser realizada com segurança, portanto, em hospital com retaguarda de UTI, assepsia, sendo comandado por um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O paciente também deve se atentar a algumas nomenclaturas, como Lipolight, Hidrolipo e Minilipo, termos utilizados por certos profissionais para conseguirem viabilizar essas cirurgias em consultórios sem os requisitos básicos de segurança.

Não tenha medo de investir numa lipo para se sentir melhor com seu corpo, desde que não se submeta a fazê-la sem os requisitos estipulados pelo Conselho Federal de Medicina.

Fonte:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 20h00

ATENDIMENTO EM HOSPITAIS

Confira os hospitais onde
são realizados os atendimentos

Como posso ajudar a
melhorar a sua autoestima?