Categories: Blog

Lipo HD: Consiga um Corpo Definido

O desejo por um corpo mais definido e a eliminação dos incômodos depósitos de gordura é comum, o que leva muitos pacientes a desejarem uma lipo HD por ser uma técnica mais moderna de lipoaspiração.

No entanto, a realização da lipo HD deve ser discutida com um cirurgião plástico de confiança, visto que existem prós e contras dessa opção que devem ser conhecidos antes de definir qual técnica de lipoaspiração é a mais recomendada para o seu caso.

O que é a lipo HD?

A lipoaspiração de alta definição é uma técnica relativamente mais moderna que a tradicional que começou a ser realizada no Brasil em 2015, portanto, o uso no país é recente.

O objetivo da técnica é tornar o contorno corporal mais esculpido e para isso são utilizados aparelhos mais modernos e precisos na remoção dos depósitos de gordura localizada.

A principal diferença da lipo HD para a técnica tradicional é a possibilidade de destacar os músculos, deixando-os mais torneados. No entanto, o resultado pode ficar mais artificial, visto que o excesso de definição da musculatura pode ser esteticamente exagerado, perdendo a naturalidade dos resultados.

Para quem a lipoaspiração de alta definição é indicada?

Devido aos próprios objetivos da lipo HD, a técnica não é indicada para pessoas que estejam acima do peso ou que tenham depósitos de gordura mais salientes.

Além disso, essa técnica de lipoaspiração pode não apresentar bons resultados em caso de pacientes com excesso de gordura intra-abdominal e baixo tônus muscular devido ao excesso de tecido adiposo ao redor das vísceras.

Nesses casos, a cirurgia não apresentaria os resultados desejados e a execução apresentaria mais riscos ao paciente.

O tratamento é contraindicado para pessoas que não estejam no peso ideal, pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, pacientes com doenças autoimunes, entre outras condições que devem ser avaliadas pelo cirurgião plástico.

Portanto, a lipoaspiração HD é indicada, principalmente, para pacientes que mantém uma rotina de treinos físicos intensos e que por conta disso já têm um corpo bastante definido e escultural, de forma que o procedimento seja usado apenas para destacar ainda mais esses resultados alcançados por meio de uma dieta balanceada e musculação.

Como é feita a lipoaspiração HD?

A duração da lipoaspiração HD varia entre 1 e 3 horas e pode ser considerada mais simples devido aos pacientes já estarem no peso ideal e sem excesso de gordura localizada.

Para realização do procedimento são usadas cânulas mais finas do que em uma lipoaspiração normal, o que aumenta o controle do cirurgião plástico quanto à aspiração de gordura. Assim, o procedimento é mais detalhado.

A técnica pode ser executada usando anestesia local ou peridural, com sedação intravenosa, ou até mesmo geral, para que não haja desconforto ao paciente. Por conta disso, o procedimento invariavelmente deve ser realizado em ambiente hospitalar.

São realizadas pequenas incisões para inserção da cânula que aspira o excesso de gordura. Quando associada à lipoescultura, a gordura autógena é tratada no próprio centro cirúrgico e reinserida nos locais nos quais o paciente deseja que haja um aumento do volume para melhor contorno corporal.

Como resultado, o paciente pode esperar um contorno corporal mais definido e com desenho dos músculos, além de eliminação de depósitos de gordura que incomodem.

Como é o pré e o pós-operatório da lipo HD?

Antes de indicar a lipoaspiração de alta definição, o especialista vai buscar compreender as expectativas do paciente com a cirurgia plástica, verificando se essa técnica é a mais indicada para os objetivos apresentados e também para a situação de saúde e física do interessado.

Além disso, no pré-operatório o paciente deverá ser submetido a uma série de exames clínicos e laboratoriais para verificar sua saúde, como exames sanguíneos, de urina e cardíacos.

Após essas duas etapas essenciais o cirurgião plástico definirá qual a técnica de lipoaspiração ou lipoescultura mais recomendas, podendo ser a lipo HD, a Lipo a Laser ou mesmo a lipo tradicional.

Já no pós-operatório o paciente deverá manter repouso entre 7 e 10 dias, utilizando malha compressora, fazendo as sessões de drenagem linfática para recuperação dos tecidos nos locais lipoaspirados e também tomando apenas a medicação prescrita pelo especialista.

Os exercícios físicos mais leves podem ser retomados em cerca de um mês e os mais intensos e de contato devem ser evitados por até três meses. Destaca-se que apenas o cirurgião plástico poderá autorizar a realização de atividades com base na evolução do quadro do paciente.

Assim, antes de uma lipo HD todas essas questões devem ser consideradas pelo paciente que deve seguir as recomendações do cirurgião plástico para definição da melhor técnica cirúrgica e manutenção de bons hábitos antes e depois do procedimento.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Recent Posts

Quais exames são necessários antes de realizar cirurgia plástica?

Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…

2 anos ago

Assimetria mamária: Como corrigir?

Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…

2 anos ago

O que é mamoplastia masculinizadora?

Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…

2 anos ago

Mentoplastia: riscos e cuidados

Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…

2 anos ago

Cirurgia íntima feminina: estética ou saúde?

Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…

2 anos ago

7 exercícios para perder mama masculina

Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…

2 anos ago