Blog

Quais exames são necessários antes de realizar cirurgia plástica?

Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um bom pós-operatório

A cirurgia plástica pode ser a realização de um sonho para muitas pessoas. Mas para ela não se transformar em um pesadelo, é fundamental realizar alguns exames necessários antes da cirurgia plástica e avaliar o quadro de saúde do paciente.

Antes de qualquer intervenção cirúrgica, o médico responsável solicita uma série de exames para identificar se há algum quadro de saúde que pode colocar em risco o sucesso da cirurgia daquele paciente.

Cada cirurgia plástica conta com uma seleção de exames obrigatórios antes do dia do procedimento, mas existem alguns que sempre são solicitados. Conheça um pouco sobre cada um deles agora.

Quando fazer os exames médicos?

A primeira consulta com o médico cirurgião é fundamental para determinar os exames necessários antes da cirurgia plástica. É nesse momento que o profissional avalia a condição de saúde do paciente, identificando problemas como doenças crônicas, outras cirurgias ou até mesmo alergias.

O recomendado é que os exames necessários antes da cirurgia plástica sejam realizados pelo menos de 30 a 45 dias antes do procedimento. Isso porque o corpo está em constante mudança, por isso, exames muito antigos não podem ser válidos para a liberação de uma cirurgia plástica.

Quais exames são necessários antes da cirurgia plástica?

Os exames necessários antes da cirurgia plástica variam de acordo com as intervenções cirúrgicas que serão realizadas. O Ministério da Saúde oferece informações sobre a regulação de cada um dos procedimentos, que sempre deve ser seguida à risca pelo profissional responsável.

Entre os exames necessários antes da cirurgia plástica mais utilizados pelos cirurgiões, estão:

Exames de sangue

Com a coleta do sangue do paciente, o médico avalia características importantes antes de a cirurgia acontecer. Dentro da coleta de sangue, é possível extrair exames como:

  • Hemograma: oferece a análise das hemácias, leucócitos e plaquetas do paciente;
  • Glicemia em jejum: fundamental para identificar se o nível de glicose do paciente é considerado normal. Esse exame é importante para evitar infecções e até mesmo mortes em alguns procedimentos;
  • Coagulograma: mostra se a coagulação do paciente está boa o suficiente para não ocorrer nenhum sangramento indevido na cirurgia;
  • Dosagem de ureia e creatinina no sangue: indica se os rins estão saudáveis;

Exames de urina

O médico solicita a coleta da urina para identificar a saúde dos rins do paciente. Os exames mais utilizados são o de urina tipo 1 ou EAS. Nessa coleta, é possível avaliar o pH, a densidade e outras substâncias da urina.

Dependendo do cirurgião plástico, pode ser necessária também a urocultura, para uma análise mais profunda de microrganismos que podem causar infecções após a cirurgia.

Exame cardíaco

Entre os exames necessários antes da cirurgia plástica mais importantes está o ECG, para avaliar se a atividade elétrica do coração está dentro da normalidade. Estes exames devem ser pedidos de acordo com a anamnese durante a consulta e faixa etária do paciente.

Exame de imagem

Cada um dos exames necessários antes da cirurgia plástica feitos através de imagem é relacionado ao local que será operado. Eles são fundamentais para que o médico possa avaliar o local da cirurgia antes da mesa de operação.

Conheça, a seguir, alguns exames necessários para procedimentos comuns no Brasil.

  • Mamoplastia e mastopexia: é importante realizar uma ultrassonografia das mamas, além da mamografia no caso de pacientes acima de 30 anos.
  • Abdominoplastia e lipoaspiração: é recomendada a ultrassonografia do abdome e da parede abdominal.
  • Rinoplastia: o médico solicita uma tomografia dos seios da face.

Ainda mais importante do que os exames necessários antes da cirurgia plástica, é contar com um bom profissional para que a sua cirurgia seja um sucesso. Agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Ministério da Saúde

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Share
Published by
Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

Recent Posts

Assimetria mamária: Como corrigir?

Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…

2 anos ago

O que é mamoplastia masculinizadora?

Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…

2 anos ago

Mentoplastia: riscos e cuidados

Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…

2 anos ago

Cirurgia íntima feminina: estética ou saúde?

Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…

2 anos ago

7 exercícios para perder mama masculina

Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…

2 anos ago

O que saber antes de fazer uma otoplastia?

Cirurgia de otoplastia garante resultados estéticos satisfatórios para diferentes demandas, como a orelha de abano…

2 anos ago