Embora os dois procedimentos tenham como objetivo o rejuvenescimento facial, cada um tem uma indicação específica
Quem está em busca de tratamentos estéticos para rejuvenescer o rosto e melhorar a aparência se depara com uma série de possibilidades. Entre os mais realizados, destacam-se o preenchimento facial e a aplicação de toxina botulínica, conhecida como Botox®.
Algumas pessoas confundem os dois procedimentos, mas é preciso esclarecer que cada um tem um objetivo. Neste texto, vamos explicar cada um dos dois.
O preenchimento facial é um procedimento feito com aplicações de ácido hialurônico e tem o objetivo de dar volume às áreas nas quais é aplicado, como rugas finas, olheiras, sulcos (bigode chinês), lábios, bochechas (região malar), cicatrizes e dorso das mãos. Além disso, o tratamento promove a melhora do contorno facial, aumenta a hidratação no local e proporciona um efeito de lifting facial, sem cirurgia.
O fato de o ácido hialurônico ser produzido pelo nosso organismo traz mais segurança ao preenchimento facial. As aplicações são indicadas porque, com o processo do envelhecimento, o corpo vai deixando de produzi-lo, o que leva à perda de volume.
No dia da aplicação, o paciente não deve utilizar nenhum medicamento, cosmético ou maquiagem no rosto. Antes de iniciar o preenchimento facial, o médico aplica uma pomada anestésica na região que será tratada ou se o preenchedor já tiver anestésico, isso não será necessário. Em seguida, é realizada a assepsia da pele e o paciente está pronto para receber o preenchimento facial.
O procedimento é realizado com agulhas muito finas, que facilitam a punção e causam dor mínima. A aplicação é rápida — dura cerca de 10 minutos. Não é necessário tempo de recuperação nem cuidados pós-procedimento. Depois da aplicação, o paciente está liberado para voltar às atividades de rotina. Recomenda-se apenas evitar atividades físicas muito intensas no dia e não fazer uso de cosméticos ou maquiagem.
Os efeitos do preenchimento facial costumam durar de um a dois anos, dependendo do produto utilizado, da quantidade e das características de cada paciente, já que ele será completamente absorvido pelo organismo, não sendo permanente.
O Botox® é um bloqueador neuromuscular que age promovendo o relaxamento da musculatura. O objetivo do tratamento é atenuar as rugas dinâmicas — que são aquelas formadas pela movimentação dos músculos da face — e as linhas de expressão. A toxina pode ser usada tanto nos casos em que as rugas já se instalaram, como naqueles em que elas apenas iniciaram o processo.
Este tipo de procedimento está indicado para pacientes que buscam rejuvenescimento facial através de um método efetivo, rápido, pouco invasivo e que não exija período de recuperação nem afastamento das atividades diárias.
O Botox® é mais comumente aplicado em regiões como testa, glabela (entre os olhos) e ao redor dos olhos, nos chamados pés-de-galinha. Porém, devido à sua versatilidade, a toxina tem sido usada também para tratamento da hiperidrose, do sorriso gengival, do bruxismo, da incontinência urinária e da dor da articulação temporomandibular, entre outros.
O procedimento é realizado em consultório, sem anestesia local, é rápido e não deixa cicatrizes. Assim como no preenchimento facial, também deve-se evitar praticar atividades intensas nas primeiras 24 horas, bem como não fazer uso de cosméticos ou maquiagem.
Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias após a aplicação e seus efeitos costumam durar de quatro a seis meses, dependendo do produto utilizado, da quantidade e das características de cada paciente. Depois desse período, a substância pode ser reaplicada.
Ambos os procedimentos podem causar leve dor no local, inchaço e equimoses(roxos), porém, estes sintomas tendem a desaparecer em alguns dias; casos de alergia são raros. Para diminuir o desconforto, pode-se fazer compressas de gelo no local nas primeiras 24 horas após a aplicação. No caso do Botox® recomenda-se não deitar-se na horizontal nas 4 horas após o procedimento.
Há casos, a depender da avaliação do especialista, em que o Botox® e o preenchimento facial podem ser realizados juntos, potencializando os resultados do tratamento.
Seja qual for o procedimento que será realizado — preenchimento facial ou Botox® —, este deve sempre ser feito por um médico especializado e com conhecimentos necessários para avaliar a saúde do indivíduo e indicar o tratamento adequado, realizando-o de maneira segura e trazendo resultados naturais. Fale conosco e marque sua consulta com o Dr. Alexandre Senra.
Fontes:
Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…
Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…
Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…
Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…
Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…
Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…