A mamoplastia com prótese é um procedimento que utiliza um implante de silicone para transformar e modificar o formato das mamas
Mamoplastia é o nome dado a toda cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tendo por objetivo torná-las mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo. Ela pode aumentar, diminuir ou mesmo alterar a aparência dos seios.
O ideal é que a mamoplastia seja feita em pacientes cujas mamas tenham um tamanho mais ou menos definido, o que geralmente acontece a partir dos 18 anos. Mas é preciso avaliar a situação criteriosamente, porque há casos especiais de meninas com a mama já formada que também podem ser submetidas à intervenção, em média dois anos após a primeira menstruação (menarca).
Quando o desejo é ter uma mama maior, a cirurgia indicada é a mamoplastia com prótese. Esse tipo de cirurgia é indicado geralmente para as mulheres que têm seios muito pequenos ou que buscam aumentar as mamas para enrijecê-las, ou, ainda, quando as mamas têm tamanhos diferentes ou quando a mulher precisou retirar a mama ou parte dela devido ao câncer. Existem algumas situações em que a prótese pode levantar a mama (mastopexia).
Na mamoplastia com prótese é usado um implante que garante firmeza, formato e aparência natural aos seios.
Índice
Na mamoplastia com prótese, a incisão é feita no sulco mamário, na aréola ou na axila. O implante pode ser colocado atrás ou à frente do músculo. Essa indicação varia de acordo com o tipo de mama da paciente. Se a mulher possui pouca glândula mamária, geralmente a prótese é colocada obrigatoriamente atrás do músculo para que os implantes não fiquem muito aparentes. Quando a paciente tem uma quantidade de glândula para cobrir satisfatoriamente o implante, coloca-se a prótese na frente do músculo.
As cicatrizes da mamoplastia com prótese variam conforme o local onde foram feitos os cortes na pele, sendo frequente ter pequenas cicatrizes na axila, na parte inferior da mama ou na aréola. Porém, normalmente estas são muito discretas.
A escolha deve ser feita junto com o médico. Normalmente, quando a mulher decide realizar uma mamoplastia com prótese, o cirurgião avalia o tamanho do tórax, tendência à flacidez e aparecimento de estrias, altura da paciente, volume de quadril, espessura da pele e objetivo da pessoa, além de estilo de vida e planos para o futuro, como desejo de engravidar, por exemplo. Neste momento, devem ser consideradas questões como:
As próteses de silicone podem ser classificadas de acordo com a sua forma:
É o que garante o resultado da mamoplastia com prótese. O implante pode ter um perfil alto, baixo ou médio, sendo que quanto mais alto for o perfil, mais empinada fica a mama, mas também fica um resultado mais artificial. No caso do perfil moderado e baixo, a mama fica mais plana, não havendo projeção e nem marcação do colo, já que a prótese possui pouco volume e grande diâmetro. Esse tipo de prótese é indicado para mulheres que desejam fazer a reconstrução mamária ou que não querem que os seios fiquem projetados muito para a frente, possuindo um resultado mais natural.
Varia de acordo com o a altura e estrutura física da mulher, sendo comum usar próteses com aproximadamente 300 ml. No entanto, próteses com mais de 400 ml só devem ser colocadas em mulheres altas, com tórax e quadril mais largos.
O implante pode ter uma textura lisa, sem rugosidades (esse tipo de prótese quase não é mais utilizado); ser texturizado, com algumas micro rugosidades; ou a prótese ser de poliuretano, mais sensível à palpação e com mais chances de dobras.
Após decidir pela mamoplastia com prótese, a mulher deve procurar um bom cirurgião plástico para realizar o procedimento com segurança, diminuindo assim os riscos da cirurgia.
Fontes
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;
Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…
Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…
Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…
Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…
Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…
Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…