Procedimento visa à definição dos músculos e melhoria do contorno corporal
Atualmente, existem várias cirurgias estéticas que têm como objetivo melhorar o contorno corporal, sendo muitas delas focadas principalmente no abdome — como é o caso da lipoescultura HD (High Definition), ou lipoescultura de alta definição. Nela, a meta é deixar a região abdominal mais bem definida, por isso, a técnica é indicada apenas para pacientes que estão dentro do peso ideal ou bem próximos disso.
O procedimento não é recomendado para indivíduos acima do peso, que não contam com uma dieta equilibrada e não adotam uma rotina frequente de exercícios físicos. Isso porque o objetivo da lipoescultura HD não é a perda de peso ou retirada de excesso de gordura, mas sim a definição corporal.
Índice
A lipoescultura HD, assim como a lipoaspiração convencional, é um procedimento cirúrgico. Portanto, sua realização requer consulta pré-operatória com um cirurgião plástico a fim de avaliar a indicação da cirurgia e realizar exames pré-operatórios.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, peridural ou geral e tem duração de aproximadamente duas a três horas. De início, o cirurgião faz marcações na pele do paciente, conforme as combinações feitas previamente. Elas servem para desenhar as linhas entre os músculos e facilitar o processo de desenvolvimento dos contornos durante o procedimento.
Em seguida, ele realiza pequenas incisões na região a ser operada e injeta uma solução que reduz o sangramento. No passo seguinte, ele insere uma cânula especial que fará a aspiração da gordura. O equipamento utiliza o laser para quebrar o tecido adiposo, tornando o procedimento menos invasivo.
Com isso, além de garantir um resultado melhor, evita-se danos aos nervos e vasos sanguíneos. Consequentemente, há menor incidência de efeitos colaterais como hematomas e dor. Outra vantagem dessa técnica é que com ela é possível ter um controle melhor sobre a área lipoaspirada, assegurando assim a alta definição dos músculos aparentes na pele.
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a lipoescultura HD demanda alguns cuidados, pois podem ocorrer inchaço, edemas e acúmulo de líquido abaixo da pele (seromas). Para reduzir ao máximo a chance dessas intercorrências, o médico pode recomendar:
Os resultados completos da lipoescultura HD são percebidos, normalmente, depois de três meses. No entanto, esse tempo depende de cada paciente, bem como dos cuidados tomados no pós-operatórios.
É importante ter a consciência de que a manutenção de resultados da lipoescultura HD depende do estilo de vida da pessoa. De pouco vale realizar o procedimento e depois se descuidar da prática de atividades físicas, não manter o peso adequado e não cuidar da alimentação.
Outro ponto importante ao se decidir pela realização da lipoescultura HD é contar com um profissional habilitado e experiente neste tipo de procedimento para que a cirurgia seja feita com segurança, com o menor tempo de recuperação e bons resultados. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Alexandre Senra.
Fontes:
Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…
Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…
Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…
Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…
Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…
Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…