A modelação do corpo e uma silhueta mais definida é o objetivo de muitos pacientes que buscam entender mais a lipoescultura, conhecendo os resultados que podem ser alcançados com essa cirurgia plástica.
A seguir saiba mais sobre a técnica cirúrgica, incluindo o que esperar da lipoescultura, e saiba quaisos resultados que podem ser alcançados com o procedimento.
Índice
Antes de conferir tudo sobre a lipoescultura é preciso entender o que é esse procedimento cirúrgico de natureza estética. Trata-se da combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia.
A lipoaspiração é usada para remover depósitos de gordura localizada em diferentes regiões do corpo e que possam incomodar a(o) paciente, como glúteos, abdômen, flancos, costas, coxas, papada, joelhos e outras.
Já a lipoenxertia é a técnica na qual a gordura autógena da(o) própria(o) paciente é aplicada em outra região para melhorar o volume e remodelar a área, servindo para preencher, aumentar e modelar estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
A união entre as técnicas é o que garante que a lipoescultura traga resultados mais satisfatórios aos pacientes.
A lipoescultura é uma técnica recomendada para pacientes que têm acúmulo de gordura localizada em algumas regiões do corpo, mas também que se mostram insatisfeitas com a falta de volume em outras áreas.
Dessa forma, são pacientes que sentem uma desproporção na estrutura corporal, desejando o remodelamento desse volume. A cirurgia plástica é indicada quando a paciente identifica que essas insatisfações não poderão ser corrigidas com outros cuidados, como com dietas ou exercícios físicos.
Destaca-se ainda que as(os) candidatas(os) ideais à cirurgia são aqueles que estão dentro do peso adequado, pois o procedimento não é indicado para perda de peso.
A lipoescultura é iniciada com a realização da lipoaspiração que pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo das regiões que serão tratadas.
Utiliza-se uma solução, chamada de Klein, composta de soro fisiológico e adrenalina, para reduzir o sangramento e o trauma cirúrgico. As cânulas são inseridas por pequenas incisões até o tecido adiposo e são feitos leves movimentos para “soltar” as células de gordura.
A gordura localizada é aspirada a vácuo e é tratada no próprio centro cirúrgico, com a remoção das células de gordura rompidas, do sangue e do anestésico. Em seguida, a gordura purificada é aplicada nas regiões desejadas usando uma seringa.
O procedimento tem uma duração aproximada de 1 a 3 horas, dependendo do volume de gordura aspirada. O tempo de internação varia de acordo com a anestesia usada e da evolução da paciente no pós-operatório.
Conhecer a lipoescultura é fundamental para entender quais objetivos podem ser alcançados com essa técnica cirúrgica. O alinhamento das expectativas é essencial para não se submeter desnecessariamente a um procedimento cirúrgico.
Um dos principais aspectos da lipoescultura são as regiões nas quais a gordura pode ser aplicada, como:
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Alexandre Senra.
Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…
Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…
Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…
Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…
Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…
Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…