O que você precisa saber para que o procedimento seja seguro e traga os resultados esperados
A cirurgia de lipoaspiração é indicada para retirar o excesso de gordura localizada em uma determinada área do corpo, como abdome, coxas, flancos, costas ou braços, entre outras. O objetivo do procedimento é melhorar o contorno corporal, deixando-o mais harmônico.
Índice
Antes do procedimento, o médico solicitará a realização de alguns exames e ajustará ou suspenderá algumas medicações que o paciente possa estar em uso. No dia da cirurgia de lipoaspiração:
Separamos neste texto dez coisas que você deve saber antes de fazer uma cirurgia de lipoaspiração para que o procedimento seja seguro e tenha bons resultados. Confira:
A cirurgia de lipoaspiração não é indicada para quem está muito acima do peso. Ela não é um procedimento para perda de peso, mas sim para definição corporal. O ideal é tentar atingir um peso adequado para sua estrutura física. Emagrecer antes da lipoaspiração ajuda a manter a harmonia visual do corpo e ainda evita o surgimento de flacidez causada pela perda de peso que ocorre depois do procedimento.
O tecido adiposo retirado da cirurgia de lipoaspiração pode ser aplicado em outra região: é possível utilizar a gordura para preencher áreas do corpo que perderam volume, como glúteos, ou para corrigir depressões.
Segundo decreto do Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente, o que já é bastante.
Isso ocorre porque o corpo se acostumou a uma quantidade de gordura. Quando ele se vê sem ela, a tendência é tentar recuperá-la. Por isso é tão importante seguir uma rotina de vida mais saudável, com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas.
O resultado efetivo só pode ser observado 3 a 6 meses depois do procedimento, pois o inchaço demora um pouco a desaparecer. Já a cicatrização completa da cirurgia de lipoaspiração só acontece depois de dois anos.
Após a cirurgia de lipoaspiração, o local costuma ficar inchado e dolorido. Por isso, é preciso tomar a medicação indicada para reduzir a dor e o desconforto. Além disso, o médico pode recomendar:
Infelizmente, muita gente volta a ganhar peso depois de uma cirurgia de lipoaspiração. E quando isso acontece, a gordura tende a se acumular nas áreas que não foram submetidas ao procedimento, deixando a região do corpo desproporcional.
A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento seguro. Porém, como toda cirurgia, envolve riscos. Por isso, deve-se procurar um profissional qualificado e experiente nesse tipo de cirurgia.
O tempo da cirurgia depende de dois fatores: quanta gordura há para retirar — quanto mais volume, mais demorado será o procedimento.
Clínicas e consultórios não possuem toda a estrutura necessária para uma cirurgia de lipoaspiração.
A cirurgia de lipoaspiração pode ser realizada em homens e mulheres. O critério principal é ser avaliado por um bom cirurgião plástico para descobrir se não há risco que impeça a cirurgia.
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Alexandre Senra.
Avaliar a condição de saúde do paciente antes de uma cirurgia é fundamental para um…
Quando a diferença de tamanhos e formatos entre as mamas vira um problema, é possível…
Procedimento consiste na remoção da glândula mamária e reposicionamento da aréola para a construção de…
Cirurgia permite a remodelação e correção de tamanho e formato do queixo do paciente, promovendo…
Cirurgia íntima feminina tem procura crescente no Brasil, sendo que motivações das pacientes variam entre…
Conheça quais são as diferenças entre lipomastia e ginecomastia e quais são os principais exercícios…