A LASERLIPÓLISE incorpora uma tecnologia européia, a mais moderna no tratamento da gordura localizada, utilizada com sucesso desde 1997 na Itália, Alemanha e Argentina e Estados Unidos. No Brasil, as primeiras cirurgias do tipo foram realizadas em 2000 , no Rio Grande Sul, pelo cirurgião plástico Alberto Goldman. Hoje, Dr. Alexandre Senra a realiza em São Paulo e em Minas Gerais. A técnica possui aprovação do respeitado e rigoroso FDA americano, da Comunidade Européia e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A anestesia mais utilizada é a local tumescente, por sensibilizar e tornar mais frágeis as células adiposas, podendo-se utilizar também o bloqueio anestésico peridural . A área a ser tratada fica, então, preparada para a radiação laser (transmitida por uma microcânula de 1 mm de diâmetro) romper a membrana dessas mesmas células e liberar seu conteúdo oleoso, que posteriormente é suavemente aspirado por finas cânulas , sem o trauma da lipoaspiração tradicional .
Quando em pouca quantidade, a gordura liberada pode ser absorvida pelo próprio organismo. Do contrário, sua remoção se faz por uma drenagem suave com finas cânulas, durante o procedimento que está sendo realizado , em áreas previamente anestesiadas. Entre as inúmeras vantagens que a nova técnica traz para o paciente, se comparada com a lipoaspiração tradicional, está a perda mínima de sangue, já que o laser produz um efeito de coagulação dos pequenos vasos sanguíneos, tornando o processo mais seguro.
É uma nova técnica em modelação corporal. Utiliza um laser de última geração no tratamento da gordura localizada.
A ação específica do laser rompe a membrana da célula gordurosa, que provoca o extravasando o seu conteúdo oleoso .Este óleo que é eliminado naturalmente pelo organismo, ou que pode ser suavemente aspirado por cânulas muito finas , provocando um trauma muito menor em relação à técnica convencional.
Geralmente, utiliza-se anestesia local. Uma solução especial é aplicada na área tratada, sensibilizando-a para a ação do laser e possibilitando a dissolução da gordura. Dependendo da extensão da área a ser tratada, podemos optar pela anestesia peridural. Geralmente nos valemos de uma sedação assistida pelo anestesiologista, de forma que o(a) paciente possa relaxar e dormir durante a realização da cirurgia, lhe proporcionando mais conforto .
Através de um pequeno orifício na pele, é introduzida uma delicada fibra ótica que conduz o laser até a célula gordurosa, liberando o conteúdo presente dentro da célula (um óleo nela contido). Esta microcânula é movimentada suavemente através do tecido adiposo e o laser guia (Hélio-Neon) pode ser visto por transiluminação (através da pele ).
Pode ser realizada com anestesia local ou peridural, e possibilita a retirada de maior quantidade de gordura de maneira precisa e produz uma mínima perda sanguínea sendo, portanto, mais segura e proporciona consequentemente uma recuperação mais rápida.
Devido à ação seletiva do laser, a recuperação é rápida, com menos equimoses (roxos), hematomas e edema (inchaço). É um procedimento ambulatorial ( porém sempre o realizamos em caráter hospitalar , em bloco cirúrgico ), permitindo o retorno às atividades normais em pouco tempo.
Pessoas de ambos o sexos e de qualquer idade podem realizar esta verdadeira escultura a laser, desde que apresentem boas condições de saúde. Apesar da LASERLIPÓLISE representar o mais moderno recurso em modelação corporal e poder ser associada a outras técnicas, o resultado irá variar segundo as características e limitações de cada caso.
O tipo de laser utilizado neste procedimento pode também ser útil na atenuação da celulite. Normalmente, opta-se pela associação de vários recursos para a obtenção de melhores resultados.
O tratamento com a LASERLIPÓLISE geralmente não requer internação nem anestesia geral, sendo um procedimento ambulatorial. A técnica é bastante refinada. Geralmente há poucos inconvenientes no período pós-operatório como hematomas (sinais roxos), edemas (inchaço), fatos muito comuns com os tradicionais métodos de modelação corporal cirúrgica. Normalmente há uma rápida recuperação, encurtando o período de convalescência. O retorno às atividades normais costuma se dar em poucos dias, de uma maneira progressiva. Apesar das características específicas deste método, ele não é isento de riscos, à semelhança de qualquer outro ato médico. Daí advem a importância de uma cuidadosa avaliação pré-operatória e de uma orientação criteriosa por parte do cirurgião.
Apesar de representar um avanço, a técnica não é um milagre, devendo ser indicada e utilizada com critério e bom senso e principalmente por um profissional treinado com a técnica de lipoaspiração a laser e o equipamento.