Rinoplastia

Rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas até os dias de hoje e sua alta freqüência está ligada ao fato de se estar tratando um problema estético bastante comum.

Além disso, é possível, em alguns casos, através do auxílio do colega otorrinolaringologista, tratar também problemas funcionais. Pelo fato de estar no centro do rosto, o resultado é bastante visível e satisfatório, pois ajuda a suavizar a expressão facial.

Plástica de Nariz

O nariz é o ponto central da face . A rinoplastia busca o equilíbrio estético da face, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz. Tecnicamente busca-se uma proporcionalidade entre as subunidades do nariz e seu equilíbrio com a face. Antes de tudo, o cirurgião plástico deve expor ao paciente todas as possibilidades e orientá-lo sobre o tipo de nariz que ficaria melhor em seu rosto, sempre alertando para o fato de que o objetivo é uma melhora, não a perfeição.

Nos utilizamos de simulação através do  computadores para se projetar sobre o rosto do paciente o nariz mais adequado, dando-lhe uma idéia prévia de como poderia ficar seu perfil após a cirurgia. Uma das vantagens da rinoplastia é o fato de não deixar cicatrizes evidentes. Indicada a partir dos 14 ou 15 anos, pois antes disso o nariz ainda está em fase de crescimento.


Rinoescultura

A rinoescultura é uma nova filosofia na abordagem da rinoplastia, pois não segue a metodologia clássica. É uma técnica baseada no uso de procedimentos múltiplos, associados a enxertos, raspagens, ressecções, entre outros. A combinação destes procedimentos varia conforme as necessidades de cada paciente, e é determinada após um cuidadoso estudo fotográfico e computadorizado de cada caso. O planejamento é sempre feito de comum acordo entre médico e paciente.

A rinoescultura é uma técnica complexa, porém permite resultados mais naturais do que a rinoplastia convencional, pois personaliza o nariz do paciente. O objetivo é fugir do chamado ‘nariz de plástica’, tão artificial quanto facilmente identificável.

Para pacientes com mais de 40 anos, por exemplo, não é recomendável uma mudança radical da forma do nariz, pois além de muito evidente, pode abalar a própria identidade do indivíduo. Nesses casos, a rinoescultura garante um aspecto natural, apenas minimizando as imperfeições e mantendo a auto-imagem do paciente. Além disso, na maioria dos casos em que a filosofia da rinoescultura é empregada, não há necessidade de fratura dos ossos nasais, procedimento comum na rinoplastia.

Com isso, a agressão ao organismo é menor, e a recuperação é mais rápida e confortável.


Pré-operatório da rinoplastia

É importante que o paciente não tome aspirina ou qualquer outro medicamento que contenha ácido acetil salicílico nos dez dias que antecedem à cirurgia. Ele deve também avisar o médico sobre qualquer remédio que esteja tomando e se é fumante ou não.

Na véspera da cirurgia, deve-se fazer uma cuidadosa higiene dos cabelos, rosto e da parte interna do nariz; dieta leve e não deve ingerir bebida alcoólica.


Procedimento Cirúrgico

Cada tipo de nariz exige uma técnica diferente. As cirurgias mais comuns visam reduzir o tamanho do nariz, remodelar a sua ponta, remover a corcova nasal ou corrigir ângulos antiestéticos entre o nariz e o lábio superior.

O primeiro passo da cirurgia é a correção das deficiências funcionais do nariz, como desvio de septo e cornetos, popularmente chamados de carne esponjosa.

Depois se iniciam as correções estéticas. A rinoplastia mais completa consiste na remoção da saliência óssea do dorso nasal, afinamento e levantamento da ponta e estreitamento lateral.

Há casos mais simples em que são feitas apenas a raspagem do dorso e o afinamento da ponta. Em outros, somente a ponta é levantada. Na maior parte das cirurgias nasais, o trabalho é feito através de incisões por dentro das narinas. Duram em média de quarenta minutos a uma hora e meia. A Rinoescultura é um procedimento mais detalhista e individualizado, cuja duração varia em função da complexidade do caso.

A anestesia pode ser local ou geral. Essa decisão é tomada em conjunto pelo médico e pelo paciente.

O tempo de internação varia de acordo com o tipo de anestesia utilizado.


Pós-operatório da rinoplastia

Uma proteção de fita adesiva e plástico ( ou tala metálica) será colocada para ajudar a manter a forma do osso e da cartilagem na posição desejada. Um tampão intranasal é mantido por 12 a 24 horas e se houver abordagem do septo este será mantido por 48 a 72 horas.

Dorme-se com a cabeça ligeiramente elevada evitando se deitar sobre o nariz. Compressas geladas locais diminuem o inchaço.

O pós-operatório é geralmente indolor e o risco de infecção é mínimo. Esforços físicos e exposição solar devem ser evitados nas primeiras semanas. Após 72 horas pode-se usar maquiagem para disfarçar manchas roxas que podem durar até 15 dias.

É comum o nariz permanecer inchado por algum tempo, mas esse edema vai diminuindo até que, por volta do sexto mês, possa-se constatar o resultado definitivo.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).