Mini Abdominoplastia
A mini abdominoplastia é uma cirurgia para remoção de gordura e pele de uma região específica, a suprapúbica. Os desconfortos relacionados à aparência corporal podem acometer homens e mulheres em qualquer idade, afetando sua autoestima e impactando diretamente em seu bem-estar e qualidade de vida.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Atualmente, existem muitos procedimentos cirúrgicos que promovem a melhoria estética, fazendo com que os pacientes retomem a sua confiança. Uma das inovações cirúrgicas realizadas pelo Dr. Alexandre Senra é a mini abdominoplastia, que pode auxiliar na remoção da frouxidão da pele, do excesso de gordura e das marcas de distensão na região abdominal, resultando em um abdômen mais liso e tonificado.
Para que serve a mini abdominoplastia?
A mini abdominoplastia é um procedimento semelhante à abdominoplastia — outra especialidade do Dr. Alexandre Senra —, sendo responsável por retirar o excesso de pele especificamente da parte inferior do abdômen, denominada região suprapúbica.
Esta cirurgia é comumente feita junto da lipoaspiração, em que os depósitos de gordura são aspirados com auxílio de cânulas, oferecendo um resultando ainda mais satisfatório para os pacientes.
Qual a diferença da abdominoplastia para mini abdominoplastia?
De maneira geral, a principal diferença entre ambas as cirurgias é a área em que o procedimento será realizado. A mini abdominoplastia tem como foco a remoção de gordura da área interior do abdômen, enquanto a abdominoplastia abrange uma área maior.
Pré-operatório
Assim como em outros procedimentos cirúrgicos, o paciente deve estar atento às recomendações que antecedem a cirurgia.
Para a realização da mini abdominoplastia, o paciente deve:
- Evitar o uso de bebidas alcoólicas e diminuir o uso do tabaco, evitando também comer demasiadamente nos dias que antecedem a cirurgia;
- Realizar o jejum corretamente. No caso da mini abdominoplastia o paciente deve comparecer ao local de internação em jejum de oito horas, inclusive de água;
- Programar-se para o repouso.
Durante a consulta, aproveite para questionar o cirurgião sobre as possíveis dúvidas acerca do pré e pós-operatório da cirurgia.
Como é feito o procedimento?
A cirurgia de mini abdominoplastia é feita com o paciente sob anestesia geral, epidural ou anestesia local com sedação. A escolha é de responsabilidade do cirurgião plástico, que também analisará a preferência do paciente.
Após o efeito da anestesia, é realizada uma incisão na parte inferior do abdômen do paciente. O tamanho da incisão pode variar de acordo com a porção do excesso de pele e de gordura a ser removido.
Através desta incisão, o cirurgião consegue aspirar a gordura abdominal, remover o excesso cutâneo supra púbico e, nos casos em que o paciente apresenta flacidez muscular, realizar a plicatura. Feitas as alterações necessárias, a área pode ser suturada.
O tempo estimado de duração da mini abdominoplastia é de uma a três horas.
Recuperação da mini abdominoplastia
Os cuidados no pós-operatório de uma cirurgia plástica são extremamente importantes para garantir a plena recuperação do paciente e para que seja possível obter os melhores resultados.
É muito comum que o paciente apresente dores e hematomas durante as primeiras semanas. Os desconfortos podem ser aliviados com os medicamentos prescritos pelo cirurgião.
Também pode ser necessário o uso de uma compressão elástica no abdômen por, no mínimo, um mês. Este acessório é fundamental para evitar edemas, o acúmulo de líquido na região e para fornecer suporte durante a recuperação.
Durante o pós-operatório, o paciente deve evitar esforços físicos por, pelo menos, um mês. Neste período, é importante também não realizar atividades físicas intensas, ficando em repouso sempre que possível.
É fundamental seguir com cautela as indicações prescritas pelo cirurgião plástico, de modo a passar por um período tranquilo e seguro de recuperação. Ao sinal de qualquer complicação ou apresentar qualquer dúvida, o paciente deve para contatar imediatamente a equipe responsável por seu tratamento.
Antes e depois da mini abdominoplastia
Os resultados de uma mini abdominoplastia dependem do organismo do paciente e de uma recuperação atenta e cautelosa. Quanto maiores os cuidados, melhores os resultados. Estima-se que os resultados definitivos da cirurgia apareçam após quatro a seis meses, já que o inchaço e os edemas desaparecem gradativamente.
Para que os resultados da mini abdominoplastia sejam duradouros, o paciente deve manter uma rotina saudável, praticando atividades físicas recorrentemente e mantendo uma alimentação equilibrada e balanceada.
Como fica a cicatriz da mini abdominoplastia?
Ainda que a cicatriz seja uma preocupação recorrente de pacientes que desejam se submeter a cirurgias estéticas, elas são inevitáveis.
Assim como ocorre na abdominoplastia, a cicatriz de uma mini abdominoplastia é relativamente discreta, especialmente por ser pequena, podendo ser facilmente escondida por trajes de banho. Conforme o andamento da recuperação, estima-se que dentro de um ano a cicatriz se torne praticamente imperceptível.
O paciente pode também contar com o auxílio de dermocosméticos para auxiliar o processo de cicatrização, fazendo com que os resultados sejam ainda mais satisfatórios. De qualquer maneira, o procedimento é realizado sempre visando pensando sempre no bem-estar e satisfação do paciente, permitindo que ele reconquiste sua autoestima e confiança.
Quando fazer uma mini abdominoplastia?
Por se tratar de um procedimento que traz significativas melhorias estéticas em uma determinada região do corpo, a mini abdominoplastia é recomendada para pacientes insatisfeitos com a flacidez e excesso de pele localizados na região infra umbilical.
Para saber mais sobre o procedimento, realizar uma avaliação e descobrir se a mini abdominoplastia é recomendada para você, marque uma consulta com o Dr. Alexandre Senra!
Fontes:
Cirurgião Plástico em São Paulo - Dr. Alexandre Senra.
International Society of Aesthetic Plastic Surgery.