Mini Abdominoplastia

A mini abdominoplastia é uma cirurgia para remoção de gordura e pele de uma região específica, a suprapúbica. Os desconfortos relacionados à aparência corporal podem acometer homens e mulheres em qualquer idade, afetando sua autoestima e impactando diretamente em seu bem-estar e qualidade de vida.

Marcações realizadas em paciente antes da realização da mini abdominoplastia

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Atualmente, existem muitos procedimentos cirúrgicos que promovem a melhoria estética, fazendo com que os pacientes retomem a sua confiança. Uma das inovações cirúrgicas realizadas pelo Dr. Alexandre Senra é a mini abdominoplastia, que pode auxiliar na remoção da frouxidão da pele, do excesso de gordura e das marcas de distensão na região abdominal, resultando em um abdômen mais liso e tonificado.

Para que serve a mini abdominoplastia?

A mini abdominoplastia é um procedimento semelhante à abdominoplastia — outra especialidade do Dr. Alexandre Senra —, sendo responsável por retirar o excesso de pele especificamente da parte inferior do abdômen, denominada região suprapúbica.

Esta cirurgia é comumente feita junto da lipoaspiração, em que os depósitos de gordura são aspirados com auxílio de cânulas, oferecendo um resultando ainda mais satisfatório para os pacientes.

Qual a diferença da abdominoplastia para mini abdominoplastia?

De maneira geral, a principal diferença entre ambas as cirurgias é a área em que o procedimento será realizado. A mini abdominoplastia tem como foco a remoção de gordura da área interior do abdômen, enquanto a abdominoplastia abrange uma área maior.

Pré-operatório

Assim como em outros procedimentos cirúrgicos, o paciente deve estar atento às recomendações que antecedem a cirurgia.

Para a realização da mini abdominoplastia, o paciente deve:

  • Evitar o uso de bebidas alcoólicas e diminuir o uso do tabaco, evitando também comer demasiadamente nos dias que antecedem a cirurgia;
  • Realizar o jejum corretamente. No caso da mini abdominoplastia o paciente deve comparecer ao local de internação em jejum de oito horas, inclusive de água;
  • Programar-se para o repouso.

Durante a consulta, aproveite para questionar o cirurgião sobre as possíveis dúvidas acerca do pré e pós-operatório da cirurgia.

Como é feito o procedimento?

A cirurgia de mini abdominoplastia é feita com o paciente sob anestesia geral, epidural ou anestesia local com sedação. A escolha é de responsabilidade do cirurgião plástico, que também analisará a preferência do paciente.

Após o efeito da anestesia, é realizada uma incisão na parte inferior do abdômen do paciente. O tamanho da incisão pode variar de acordo com a porção do excesso de pele e de gordura a ser removido.

Através desta incisão, o cirurgião consegue aspirar a gordura abdominal, remover o excesso cutâneo supra púbico e, nos casos em que o paciente apresenta flacidez muscular, realizar a plicatura. Feitas as alterações necessárias, a área pode ser suturada.

O tempo estimado de duração da mini abdominoplastia é de uma a três horas.

Recuperação da mini abdominoplastia

Os cuidados no pós-operatório de uma cirurgia plástica são extremamente importantes para garantir a plena recuperação do paciente e para que seja possível obter os melhores resultados.

É muito comum que o paciente apresente dores e hematomas durante as primeiras semanas. Os desconfortos podem ser aliviados com os medicamentos prescritos pelo cirurgião.

Também pode ser necessário o uso de uma compressão elástica no abdômen por, no mínimo, um mês. Este acessório é fundamental para evitar edemas, o acúmulo de líquido na região e para fornecer suporte durante a recuperação.

Durante o pós-operatório, o paciente deve evitar esforços físicos por, pelo menos, um mês. Neste período, é importante também não realizar atividades físicas intensas, ficando em repouso sempre que possível.

É fundamental seguir com cautela as indicações prescritas pelo cirurgião plástico, de modo a passar por um período tranquilo e seguro de recuperação. Ao sinal de qualquer complicação ou apresentar qualquer dúvida, o paciente deve para contatar imediatamente a equipe responsável por seu tratamento.

Antes e depois da mini abdominoplastia

Os resultados de uma mini abdominoplastia dependem do organismo do paciente e de uma recuperação atenta e cautelosa. Quanto maiores os cuidados, melhores os resultados. Estima-se que os resultados definitivos da cirurgia apareçam após quatro a seis meses, já que o inchaço e os edemas desaparecem gradativamente.

Para que os resultados da mini abdominoplastia sejam duradouros, o paciente deve manter uma rotina saudável, praticando atividades físicas recorrentemente e mantendo uma alimentação equilibrada e balanceada.

Como fica a cicatriz da mini abdominoplastia?

Ainda que a cicatriz seja uma preocupação recorrente de pacientes que desejam se submeter a cirurgias estéticas, elas são inevitáveis.

Assim como ocorre na abdominoplastia, a cicatriz de uma mini abdominoplastia é relativamente discreta, especialmente por ser pequena, podendo ser facilmente escondida por trajes de banho. Conforme o andamento da recuperação, estima-se que dentro de um ano a cicatriz se torne praticamente imperceptível.

O paciente pode também contar com o auxílio de dermocosméticos para auxiliar o processo de cicatrização, fazendo com que os resultados sejam ainda mais satisfatórios. De qualquer maneira, o procedimento é realizado sempre visando pensando sempre no bem-estar e satisfação do paciente, permitindo que ele reconquiste sua autoestima e confiança.

Quando fazer uma mini abdominoplastia?

Por se tratar de um procedimento que traz significativas melhorias estéticas em uma determinada região do corpo, a mini abdominoplastia é recomendada para pacientes insatisfeitos com a flacidez e excesso de pele localizados na região infra umbilical.

Para saber mais sobre o procedimento, realizar uma avaliação e descobrir se a mini abdominoplastia é recomendada para você, marque uma consulta com o Dr. Alexandre Senra!

Fontes:

Cirurgião Plástico em São Paulo - Dr. Alexandre Senra.

International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)
Author: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)
O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).