Queixo (Mentoplastia)

A mentoplastia é um procedimento que visa corrigir casos de queixos retraídos ou avançados.

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.

O queixo ideal deverá possuir um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.

Poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento.

Para ambos os casos existem correções cirúrgicas.

A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), através da inclusão de uma peça de silicone.

Um queixo bem posicionado é fundamental para a harmonia do rosto como um todo.

O queixo deve estar em equilíbrio com a boca, o nariz e a fronte.

A cirurgia plástica oferece soluções para casos de queixos retraídos ou avançados, visando proporcionar um perfil mais agradável do ponto de vista estético. Além disso, elimina a impressão de queixo duplo.

O tipo mais comum de mentoplastia visa a correção do queixo retraído (para trás), através da colocação de uma prótese de silicone entre o osso e os músculos do queixo. As peças são pré-moldadas e estão à disposição em vários tamanhos conforme a necessidade de cada paciente.

O silicone, em sua forma sólida, vem sendo empregado com sucesso na Cirurgia Plástica há mais de 25 anos. Trata-se de uma substância inofensiva ao organismo, sem ação cancerígena.

Raros são os casos de rejeição à peça, e na maioria das vezes estão associados a traumatismos, hemorragias ou infecções ocorridas durante o pós-operatório.

Pré-operatório da mentoplastia

Dez dias antes da cirurgia, deve-se interromper o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina. É recomendável manter o médico informado sobre qualquer remédio que estiver tomando, bem como sobre eventuais alterações às vésperas da operação, como resfriados, viroses e infecções dentárias. A boca deve ser cuidadosamente lavada com antissépticos  nos três dias que antecedem à cirurgia.

Procedimento Cirúrgico

A mentoplastia é uma cirurgia bastante simples, iniciada a partir de uma pequena incisão feita por dentro da boca ou na parte inferior do queixo, por onde é introduzida a prótese pré-moldada. A anestesia local é a mais indicada para a plástica de queixo, associada  a sedação .

Caso a mentoplastia esteja associada a outras cirurgias, o cirurgião poderá optar pela anestesia geral.


Pós-operatório da mentoplastia

Se a mentoplastia for realizada isoladamente, o paciente não precisará ficar em repouso; deverá ter um cuidado especial com a higiene bucal durante os dez primeiros dias, se a cirurgia tiver sido realizada por dentro da boca.

A dieta é livre, mas no início os alimentos sólidos devem ser evitados, pois exigem mastigação intensa, devendo–se fazer uso de dieta líquido-pastosa somente  . Pontos externos são retirados no sétimo dia, nas cirurgias intraorais (dentro da boca) os pontos são reabsorvidos.

O inchaço regride naturalmente. O resultado final pode ser observado a partir do 6º mês.

Autor: Dr. Alexandre Senra (CRM/SP 95678)

O cirurgião plástico Dr. Alexandre Senra se formou em Medicina no ano de 1991 na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, tendo feito sua especialização obrigatória para ser cirurgião plástico. Possui Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), referendado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).