Núcleo de Estética Corporal

Celullite , Flacidez , Gordura Localizada e Estrias

A maioria dos problemas inestéticos dos membros inferiores, como quadris, coxas e pernas, são decorrentes de vários fatores como: alimentação, vida sedentária, medicamentos (ex.: anticoncepcionais), herança genética e até roupas muito justas ou lingeries muito pequenas. Porém o principal problema tem necessariamente fundo hormonal, ou seja, o próprio hormônio feminino (estrógeno) é o causador da formação de celulite, ou Lipodistrofia ginóide, como estão preferindo tratar alguns autores.

A cada ciclo menstrual a mulher prepara seu corpo para uma gestação. Desde o abdome até os joelhos sofrem o efeito 'acolchoamento', melhor explicando, o organismo retém água intercelular, aumentando a proteção e hidratação da região que protegeria o bebê.

Após ter ocorrido a menstruação, a maioria dos líquidos acumulados são reabsorvidos e filtrados via renal, porém uma parte destes líquidos acaba ficando acumulada junto ao tecido adiposo e não consegue se movimentar justamente por fatores como o sedentarismo, ficar demais sentada ou em pé, e, também pelo uso de roupas justas. O excesso de líquidos retidos impede a nutrição normal das células de gordura, alterando as funções metabólicas normais do tecido adiposo, causando a celulite.

Já a gordura localizada ocorre pela ingestão demasiada de alimentos que dão energia ao organismo (carboidratos e gordura), e não utilização desta 'bateria' de energia; transformando-se em gordura acumulada pelo corpo todo, mas principalmente em regiões que delineiam o corpo, como são os culotes no caso da mulher, ou dos 'pneuzinhos' nos homens.

Existem hoje diversas técnicas para corrigir ou combater estes problemas estéticos. O exemplo mais moderno é a Endermologia (Silhouette) .

Uma técnica que associa vácuo-pressurização e massagem por rolamento de tecido (pele). Essa associação provoca 'quebra' das fibras intercelulares que se formam ao redor das células de gordura, causando o efeito 'casca de laranja' na pele; melhora a oxigenação dos tecidos, melhorando, portanto, a flacidez da pele; através movimentos durante a aplicação do equipamento, provoca-se drenagem linfática e 'queima' calórica. Ou seja, atualmente esta é a melhor técnica individual para tratar celulite, gordura localizada e flacidez do corpo todo, pois pode ser aplicada em qualquer região que se deseja tratar.

Pode-se associar à Endermologia (Silhouette)  o uso do Ultra-som que provoca uma 'vibração' das células de gordura, causando 'queima' calórica e melhora da aparência da região. Em pacientes com deficiência circulatória, associa-se também a Drenagem Linfática Manual, para acelerar a filtração da região tratada.

As técnicas como mesoterapia e eletro-lipo-forese estão sendo menos utilizadas devido ao desconforto das manchas 'roxas' (equimoses) e da dor durante a aplicação. Também pelo fato que não se pode tomar sol durante o tratamento, tendo que ser feito necessariamente no inverno.

A ingestão de mais água(no mínimo 2 litros por dia), ajuda não só a aceleração do sistema circulatório como também a hidratação da pele do corpo todo.

A prática de esportes e exercícios aeróbicos como a caminhada, bicicleta, esteiras ergométricas, auxilia na 'queima' calórica, ajudando a reduzir gorduras localizadas e fortalecer a musculatura.

Vale lembrar que existem casos de pacientes que não se consegue tratar somente utilizando a Endermologia e associam-se outras técnicas como a Lipoaspiração superficial, ou a sub-incision associada à lipoescultura.

Estas técnicas cirúrgicas estão indicadas nas pacientes que apresentam culotes bem desenvolvidos, além da celulite em grau avançado. Trata-se de técnicas que possibilitam resultados efetivos e permanentes.

Lipoaspiração profunda e superficial: Nesta técnica, o excesso de gordura presente nos culotes e nas coxas é retirado por meio de cânulas conectadas a um sistema de vácuo. De acordo com a espessura da camada de gordura, podemosrealizar a lipoaspiração superficial, que delineia a superfície da pele, ou a profunda, que retira o excesso de gordura dos culotes. (Veja mais na sessão CIRURGIAS)

Associado a estes procedimentos, temos a sub-incision, que consiste na liberação da traves fibrosas que unem a pele aos tecidos mais profundos, como os músculos. Estas traves são as que causam as depressões, 'furos' da celulite, que incidem principalmente na região das nádegas e coxas. Com uma agulha de ponta cortante e anestesia local, realizamos a secção das traves fibrosas, Esta secção provocará a formação de um pequeno hematoma que evitará que esta trave se forme novamente. Nos casos mais graves (depressões), associamos a injeção de gordura (lipoescultura) à subincision para que a gordura, juntamente com o hematoma, tenha um resultado mais efetivo, preenchendo as irregularidades.

Já nos casos das estrias, elas ocorrem por expansão exagerada da pele, que rompe a rede de fibras elásticas presentes na camada mais superficial da pele. Elas estão associadas ao crescimento repentino que ocorre na juventude ( coxas, costas, braços), à gravidez (abdome) e ao sentar em superfícies rígidas (nádegas). Pessoas que engordam e emagrecem repetidas vezes também tem maior tendência à formação de estrias.

As técnicas de tratamento são muitas, mas com resultados pouco expressivos. Geralmente utilizam-se cremes contendo alguma fração de ácidos para estimular a regeneração celular ou que contenham uma quantidade elevada de substâncias oleosas, a fim de lubrificar a pele de tal forma que impeça a expansão desordenada da pele. Também se utiliza a aplicação de peelings superficiais, na maioria baseados em retinóides (ex: ácido retinóico). Este tipo de peeling é efetuado uma vez por semana, em 5 ou 8 aplicações.

Outra técnica, é a esfoliação a Laser, que tem a capacidade de retirar a camada mais superficial da pele sem lesar outras estruturas. O Laser estimulará a neo-formação de colágeno, melhorando a superfície da pele, diminuindo o degrau entre a estria e a pele normal. Geralmente recomenda-se uma sessão por mês, até que se obtenha a melhora desejada.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas novidades e notícias.

  
    • Localização

      Av. Juscelino Kubitschek, 1726
      21 º andar - Itaim - São Paulo - SP
      CEP: 04543-000

      Fone (+55) 11 3032.7007

      Siga-nos

      Facebook Twitter YouTube Contato