Prótese de Mama

Segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, este é um dos principais procedimentos estéticos realizados em nosso pais nos dias de hoje, dividindo com a Lipoaspiração o primeiro lugar, e por este motivo decidimos acrescentar informações sobre o assunto em nossa coluna SAIBA MAIS.

O procedimento cirúrgico tem por finalidade aumentar seios pequenos ou que sofreram diminuição ou atrofia após a gestação. Indicada também para correção de mamas assimétricas ou como tratamento complementar das reconstruções mamárias ,  secundárias a tumores. Esse tipo de cirurgia consiste na introdução de uma prótese de silicone, sob a forma de gel envolvido por material resistente de diversas texturas. É um material bem tolerado pelo organismo. Utilizamos próteses importadas de alta qualidade, de gel coesivo, de tamanhos variados, que são escolhidas em comum acordo entre médico e paciente, de forma a lhe proporcionar um resultado natural e harmônico em relação ao seu corpo como um todo. É perfeitamente possível a amamentação uma vez que a prótese não interfere na fisiologia da mama.

Pré-operatório

Além da aspirina e de outros medicamentos que contenham ácido acetil salicílico, a paciente não deve tomar remédios para emagrecer ou diuréticos no dez dias que antecedem à cirurgia. Qualquer alteração do estado físico, como gripe ou indisposição, deve ser comunicada ao médico. É recomendável evitar bebidas alcoólicas e se alimentar com moderação na véspera da cirurgia. No dia da internação, levar para o hospital o soutien cirúrgico  previamente experimentado,  que será usado logo após a operação e lembrar usar roupas que não precisem ser colocadas pela cabeça.

Procedimento Cirúrgico

Sob anestesia  local, associada a uma sedação conduzida pelo anestesiologista , a incisão pode ser feita no sulco abaixo da mama, ao redor da aréola ou na axila. O tecido mamário é descolado e a prótese pode ser posicionada em um plano abaixo da glândula mamária ou do músculo peitoral , opção esta que estará sendo discutida de acordo com o seu caso. Após a sutura, fitas adesivas cirúrgicas são colocadas sobre a incisão e um soutien de sustentação (cirúrgico) é mantido para melhor conforto da paciente. A incisão é discreta. O procedimento dura em média 60 a 90 minutos.

Pós-operatório

Se houver dor, esta pode ser controlada com analgésicos comuns. A paciente recebe alta  no mesmo dia geralmente. No período inicial é recomendável repouso relativo, atividades como dirigir e exercícios leves são permitidos com 20 e 30 dias respectivamente. Inchaço e manchas arroxeadas discretas desaparecem naturalmente com alguns dias . Exposição moderada ao sol é permitida a partir de 30 dias ou mais. Eventualmente , em aproximadamente 2 a 4% dos casos , pode ocorrer o chamado encapsulamento conseqüente a uma reação inflamatória excessiva, provocando um endurecimento local desconfortável para a paciente. Como medidas preventivas são recomendadas massagens no período de recuperação.

Gel: As próteses têm como conteúdo um gel coesivo (firme). Por ser firme , este tipo especial de preenchimento das melhores próteses não extravasa quando por algum motivo eventual venha ocorrer o rompimento da prótese.

Superfície: A superfície da prótese pode ser lisa, texturizada ou de poliuretano. As próteses de superfície texturizada são as mais utilizadas ultimamente por apresentarem um índice menor de contratura capsular , oferecendo um fator extra de segurança para o procedimento.

Formatos:

1. Redonda: perfis baixo, moderado, alto ou super alto. Quanto mais alto, maior a projeção e menor o diâmetro.

2. Anatômica e gota: o pólo superior tem espessura menor que o pólo inferior, por isso é chamada de gota.

Depois de quanto tempo devo trocar minha prótese?

As orientações são que apenas acompanhem suas mamas e consequentemente suas próteses, com a realização de exames de imagem (Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética) . Enquanto estiverem íntegras e sem alteração significativa de contorno, as próteses poderão permanecer no lugar sem necessariamente precisarem ser trocadas, independente do tempo de vida delas.

Trabalhamos com marcas que garantem a troca em casos de ruptura ou contratura capsular.

O que é contratura capsular?

Significa um enrijecimento da cápsula que se forma em torno da prótese, deixando-a de consistência muito mais firme e muitas vezes alterando seu formato.

Pode acontecer somente unilateralmente e o tratamento consiste na retirada somente da cápsula e em algumas situações pode ser necessária a inclusão de nova prótese.

Próteses texturizadas tem um índice de contratura baixo.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas novidades e notícias.

  
    • Localização

      Av. Juscelino Kubitschek, 1726
      21 º andar - Itaim - São Paulo - SP
      CEP: 04543-000

      Fone (+55) 11 3032.7007

      Siga-nos

      Facebook Twitter YouTube Contato