Queixo (Mentoplastia)

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.

O queixo ideal deverá possuir um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.

Poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento.

Para ambos os casos existem correções cirúrgicas.

A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), através da inclusão de uma peça de silicone.

Um queixo bem posicionado é fundamental para a harmonia do rosto como um todo.

O queixo deve estar em equilíbrio com a boca, o nariz e a fronte.

A cirurgia plástica oferece soluções para casos de queixos retraídos ou avançados, visando proporcionar um perfil mais agradável do ponto de vista estético. Além disso, elimina a impressão de queixo duplo.

O tipo mais comum de mentoplastia visa a correção do queixo retraído (para trás), através da colocação de uma prótese de silicone entre o osso e os músculos do queixo. As peças são pré-moldadas e estão à disposição em vários tamanhos conforme a necessidade de cada paciente.

O silicone, em sua forma sólida, vem sendo empregado com sucesso na Cirurgia Plástica há mais de 25 anos. Trata-se de uma substância inofensiva ao organismo, sem ação cancerígena.

Raros são os casos de rejeição à peça, e na maioria das vezes estão associados a traumatismos, hemorragias ou infecções ocorridas durante o pós-operatório.

Pré-operatório

Dez dias antes da cirurgia, deve-se interromper o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina. É recomendável manter o médico informado sobre qualquer remédio que estiver tomando, bem como sobre eventuais alterações às vésperas da operação, como resfriados, viroses e infecções dentárias. A boca deve ser cuidadosamente lavada com antissépticos  nos três dias que antecedem à cirurgia.

Procedimento Cirúrgico

A mentoplastia é uma cirurgia bastante simples, iniciada a partir de uma pequena incisão feita por dentro da boca ou na parte inferior do queixo, por onde é introduzida a prótese pré-moldada. A anestesia local é a mais indicada para a plástica de queixo, associada  a sedação .

Caso a mentoplastia esteja associada a outras cirurgias, o cirurgião poderá optar pela anestesia geral.

Pós-operatório

Se a mentoplastia for realizada isoladamente, o paciente não precisará ficar em repouso; deverá ter um cuidado especial com a higiene bucal durante os dez primeiros dias, se a cirurgia tiver sido realizada por dentro da boca.

A dieta é livre, mas no início os alimentos sólidos devem ser evitados, pois exigem mastigação intensa, devendo–se fazer uso de dieta líquido-pastosa somente  . Pontos externos são retirados no sétimo dia, nas cirurgias intraorais (dentro da boca) os pontos são reabsorvidos.

O inchaço regride naturalmente. O resultado final pode ser observado a partir do 6º mês.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas novidades e notícias.

  
    • Localização

      Av. Juscelino Kubitschek, 1726
      21 º andar - Itaim - São Paulo - SP
      CEP: 04543-000

      Fone (+55) 11 3032.7007

      Siga-nos

      Facebook Twitter YouTube Contato